Nazca aposta no valor do design para reposicionar a marca

Parceria de longo prazo com CBA B+G e liberdade de criação para os especialistas são a chave de sucesso da empresa

São Paulo, janeiro de 2016 – A Nazca, empresa brasileira de cosméticos, acaba de relançar a linha Sfera de produtos capilares, e com o anúncio, revela que, além da qualidade, o design é parte essencial para sucesso da empresa no mercado brasileiro. As mudanças na imagem foram idealizadas e concebidas pela CBA B+G, agência de branding e design, que completa uma década de parceria com a marca, reforçando a visibilidade e a credibilidade dos produtos Nazca.

Após um período de análise e mudanças internas, a empresa pode perceber que muito do sucesso das linhas de produtos estavam respaldadas pela excelência do time de design que conseguia refletir nas embalagens dos produtos as características e os valores intrínsecos de cada coleção. Para a linha Sfera, por exemplo, a CBA B+G desenvolveu todo o packaging com o objetivo de modernizar a marca, imprimindo na embalagem a evolução das fórmulas nos últimos anos.

“A parceria com a CBA B+G tem nos fortalecido no mercado atual. No caso da linha Sfera conseguimos aumentar a valorização de mercado em mais de 100%”, afirma o diretor comercial da Nazca Marcos Carinhato. “Um de nossos sócios é químico, e ele preza pela qualidade e alta performance dos produtos, mas hoje, reconhecemos o valor do design em cada embalagem, e mais que isso, percebemos que dar liberdade de criação aos especialistas em branding e Design enriquece e fortalece o processo. O design é um grande diferencial de vendas, pois não basta ser bom, tem que parecer ser bom.” completa o executivo.

As mudanças contribuem para agregar valor às linhas e marcas da empresa. No caso de Sfera, o shampoo a linha de tratamento Profissional teve um aumento de cerca de 100% no preço final de venda, já os produtos da linha de uso diario comum teve uma valorização em torno de 150%. Apesar do cenário econômico desfavorável, as vendas registraram crescimento satisfatório.

De acordo com a gerente de produtos da Nazca Priscila Gardinal, a empresa vem usando o design como ferramenta estratégica. “Nossa parceria com a CBA B+G começou em 2006 e, desde então, temos o design como uma ferramenta transformadora dos nossos ideais. Demos liberdade à agência e nos surpreendemos com os resultados. No caso da linha Sfera, por exemplo, percebemos que a cor verde na identidade visual antiga comunicava o produto de forma equivocada ao público, que sempre o relacionava a cabelos cacheados. Após todas as mudanças, o resultado não poderia ser melhor”, afirma.

Segundo o CEO da CBA B+G Luís Bartolomei, o processo de criação para um cliente que acredita no valor do design como algo transformador é viceral para o êxito de uma parceria. “Já desenvolvemos vários projetos com a Nazca, e a cada um conseguimos imprimir, cada vez mais, o DNA da marca nas embalagens dos produtos. Ter um parceiro como a Nazca, que deposita em nós total confiança, é determinante para o projeto. Saber que contribuímos para alcançar os objetivos com sucesso é uma grande satisfação”, conclui.