• Home »
  • Últimas »
  • Ânima fortalece estratégia de marketing e cria hub de agências de publicidade

Ânima fortalece estratégia de marketing e cria hub de agências de publicidade

Dez agências atenderão instituições de ensino que compõem ecossistema de educação; objetivo é reforçar as marcas e regionalidade

São Paulo, outubro de 2024 – A Ânima, o maior ecossistema de educação de qualidade para o Brasil, adotou uma nova estratégia de marketing para suas Instituições de Ensino Superior (IES). Com foco no fortalecimento das marcas do Ecossistema, a companhia implantou um hub de agências de publicidade que atuarão nos mercados onde as instituições estão inseridas.

Para Daniel Bulgueroni, Vice-Presidente de Marketing da Ânima, a diversidade do ecossistema e proximidade com a comunidade local são diferenciais para a escolha da nova estratégia. “É um caminho natural de qualquer companhia com esse porte ter marcas nacionais pensando na capilaridade, nos recursos e na otimização do próprio marketing, mas na Ânima sempre andamos na contramão desse movimento por acreditar na força das nossas marcas e nas suas características. Ter várias agências regionais reforça esse conceito e proporciona mais atenção para as particularidades de cada instituição”, destaca o executivo.

Mesmo com foco na regionalidade, o hub, que conta com dez agências de publicidade, cria um ambiente onde a troca de experiências e conhecimentos deve gerar soluções criativas e inovadoras, que compartilham da mesma visão macro, alinhadas às diretrizes da Ânima. Para orientar e sustentar as campanhas que serão desenvolvidas pelas agências, a companhia utilizará dados gerados por Inteligência Artificial. “Nossa tecnologia permitirá utilizar informações geradas em tempo real e saberemos a performance daquela ação. Teremos uma boa escalabilidade e desdobramento na produção de conteúdo”, afirma Bulgueroni.

“Estamos trabalhando alinhados com a estratégia da companhia e o conceito ‘power to the edge’, no qual o objetivo é sincronizar as nossas ações de forma cada vez mais dinâmica, assertiva e célere. Agora o hub passa a ser conduzido por um time interno também regional para garantir essa sinergia com o negócio”, explica Marina Guedes, diretora de Marketing da Ânima.

As agências já possuem um primeiro desafio: a entrega das campanhas de matrículas para o Enem, reforçando os diferenciais de cada marca. Para as campanhas, terão a oportunidade de utilizarem dados a partir do mapeamento da jornada do candidato que deseja entrar para uma instituição que faz parte do Ecossistema.

“Temos um ativo valioso, que são as histórias de nossas marcas. Algumas possuem mais de 60 anos. É um ecossistema plural, de muitos sotaques e nossa proposta é fortalecer este diferencial, em um momento em que vemos grandes transformações no ensino superior”, complementa Bulgueroni.

O hub será formado pelas agências:

 

  • Komuh, que atenderá as marcas Una, Faseh e Milton Campos (MG);
  • Filadelfia, que ficará responsável pelo UniBH (MG)
  • D/Araujo, com a UniSul (SC);
  • Escala, com a UniRitter (RS);
  • Brivia, que cuidará do UniCuritiba (PR), UniSociesc (SC) e FADERGS (RS);
  • Já a agência Art&C será responsável pela UnP (RN), FPB (PB) e Unifg-PE (PE);
  • Morya ficará com a Unifacs, Ages e Unifg-BA (BA);
  • A Two cuidará da Universidade Anhembi Morumbi
  • LVL, da Universidade São Judas.
  • Fechando o hub, a agência Brick ficará responsável pelo IBMR.

 

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 387 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.