• Home »
  • Ações »
  • L’Oréal Brasil firma compromisso com a ONU e REIS para inclusão de jovens, mulheres e pessoas com deficiência no mercado de trabalho

L’Oréal Brasil firma compromisso com a ONU e REIS para inclusão de jovens, mulheres e pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Na imagem, em ordem: Gabriela Almeida, Gerente Executiva de Direitos Humanos e Trabalho no Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil; Marcus Barão, Chair do Youth20 (Y20) – Grupo Oficial de Juventude do G20 durante a Presidência Brasileira em 2024; e Aimee Rocha, Gerente de Recrutamento do Grupo L’Oréal no Brasil.

Compromisso com o Movimento Educa 2030 e parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social reforçam atuação da companhia para a inclusão produtiva de jovens, mulheres e pessoas com deficiência

Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2024 – No Brasil, mais de 1.8 milhões de pessoas estão desempregadas há dois anos ou mais, segundo o IBGE. Ao mesmo tempo, o número de trabalhos informais e com pouca garantia de direitos trabalhistas cresce entre a população brasileira e atinge recordes históricos. Reforçando o seu compromisso em promover um futuro possível por meio da inclusão produtiva, o Grupo L’Oréal no Brasil assinou essa semana a carta compromisso do Movimento Educa 2030, iniciativa liderada pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a UNICEF. Além disso, a companhia anunciou a parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) a fim de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Ao aderir ao Movimento Educa 2030, a empresa se compromete a atingir a cota legal de aprendiz e oferecer o desenvolvimento profissional para mulheres na carreira STEM. Já a parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social busca promover compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre as empresas participantes, visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção de pessoas com deficiência.

A cooperação com a REIS possibilita um esforço conjunto na promoção da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e fomento de práticas empresariais inclusivas. Ao lado dessas missões, a Reis tem a meta de atingir 500 mil novas contratações por meio de suas empresas associadas até 2030.

“Ser líder mundial exige compromisso. Temos a missão de contribuir para os desafios que a sociedade enfrenta. Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas tenham as ferramentas necessárias para se destacarem no mercado de trabalho, principalmente grupos que são sub representados. A parceria com instituições estratégicas é fundamental para avançarmos ainda mais nesta agenda”, destaca Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil.

Buscando impactar positivamente a sociedade, o Grupo L’Oréal vem desenvolvendo inúmeros projetos de inclusão produtiva. Por meio do L’Oréal Para Jovens, programa global voltado para juventude, foram criadas mais de 25 mil oportunidades profissionais para pessoas abaixo de 30 anos. Além disso, globalmente e no Brasil, mais da metade dos cargos de liderança da empresa são comandados por mulheres.

A fim de avançar a agenda de inclusão racial no mercado de trabalho, a L’Oréal é cofundadora e signatária do MOVER (Movimento Pela Equidade Racial). A companhia também promove programas para pessoas com deficiência, desde capacitação, como o Diversifica, a contratações afirmativas, com o L’Oréal Recruta.

Zimet ainda reforça que, através destes compromissos, a companhia consolida o seu papel de liderança em promover ações voltadas para a inclusão social, não apenas contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento das futuras gerações, mas engajando outras instituições do setor privado a se comprometerem com a iniciativa. “Ao assumirmos esses compromissos, enfatizamos nossa perspectiva de que a educação e a integração no mercado de trabalho são os pilares para transformar o futuro do Brasil”, destaca.

Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.