VC Challenge 2024 encerra inscrições esta semana

Competição começa no próximo sábado (05) e oferece uma experiência no mercado de capital de risco e no processo empreendedor das startups; vencedores terão a chance de estagiar na gestora KPTL

São Paulo, 01 de outubro de 2024: Nesta sexta-feira (04) terminam as inscrições para o VC Challenge, uma competição de empreendedorismo e inovação para estudantes universitários, de ensino médio e profissionais de Venture Capital que desejem exercer o papel de liderança. As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas pelo site do VC Challenge e o evento será online, entre 05 de outubro e 9 de novembro.

Iniciativa da gestora de Venture Capital KPTL, o desafio chega à sétima edição este ano e conta com patrocínio de Lajes Anhanguera, Matec Engenharia, Nexa Resources, RG Futures e Unifique.

Neste ano o desafio terá 4 verticais: Mineração, Clima e Floresta, Telecomunicações e Construção. E tem também uma novidade: neste ano teremos também uma competição voltada aos jovens dos estados da região Norte do Brasil, em que os melhores colocados farão a grande final em São Paulo, concorrendo a diversos prêmios.

Assim como em 2022 e 2023, a edição deste ano conta com uma categoria voltada para profissionais de mercado. Nessa última, participam os membros do Emerging Venture Capital Fellows (EVCF), entidade que conecta a próxima geração de Venture Capitalists por meio de uma comunidade forte e diversa.

O VC Challenge é voltado a estudantes de ensino médio, universitários de todas as áreas e jovens profissionais interessados em explorar o ecossistema de Venture Capital, oferecendo dinâmicas e workshops imersivos. Desde sua criação, a competição já reuniu mais de 7.000 participantes ao longo dos últimos seis anos.

Em 2023, mais de 1.400 estudantes de 400 instituições de ensino participaram, representando 26 estados brasileiros, além de mais de 130 alunos do ensino médio. A diversidade também é um destaque, com 51% dos participantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 46% de mulheres envolvidas na competição.

A iniciativa reunirá jovens de todo o país, em grupos de até quatro integrantes (mais detalhes no fim do texto), ao longo de seis semanas por meio de uma plataforma digital onde os participantes vão conhecer startups, traçando cenários de investimentos e desafios.

Premiação e benefícios para os vencedores

Os vencedores das quatro verticais serão convidados para a final presencial em São Paulo. Além disso, o grupo vencedor geral leva estágios de verão e também uma viagem para o Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, com tudo pago. E mais: o grupo vencedor da vertical Amazônia – destinada a estudantes da Região Norte – também irá de graça para o evento no Rio de Janeiro.

Outro destaque da premiação é para a vertical de Mineração, em parceria com a Nexa, onde o grupo vencedor ganhará uma visita exclusiva às operações da empresa em Minas Gerais. Os vencedores também terão a oportunidade de participar de estágios de verão nas empresas patrocinadoras e startups do portfólio da KPTL.

“Nossa intenção é não apenas oferecer prêmios, mas criar conexões valiosas para os jovens com o mercado, proporcionando oportunidades de estágio e experiências profissionais que ajudem a transformar suas carreiras,” completa Ramalho.

Faça a inscrição por meio desse link.

Passo a passo do VC Challenge

O VC Challenge é dividido em quatro fases ao longo de quatro semanas de duração. São elas:

– Fase 1: Na primeira fase, os participantes vão acompanhar uma série de debates sobre os quatro grandes setores (LegalTech, Clima e Floresta, Educação e Fintechs), dos quais os estudantes selecionarão um para elaborar um relatório, e escolherão uma empresa do segmento a qual eles gostariam de investir.

– Fase 2: Na segunda fase, os participantes vão assistir as apresentações de fundadores de quatro startups e decidir em qual delas investiriam. Na dinâmica, os estudantes devem apresentar a escolha em uma simulação de comitê de investimento de uma gestora.

– Fase 3: Já na terceira fase, os participantes passam para a posição de empreendedores da startup em que decidiram investir, recomendando decisões estratégicas e estruturando um plano de negócios para a empresa. Os estudantes passarão ainda por palestras, mentorias, e interações com os fundadores e funcionários das startups para prepararem um “pitch” de captação de investimentos. Os cinco grupos que apresentarem os melhores “pitches” chegarão à quarta fase.

– Fase 4: Na última fase, os finalistas receberão mentoria dos fundadores das startups nas quais eles realizaram o desafio e apresentarão seu “pitch” para uma bancada de jurados e especialistas em Venture Capital. O grupo que levar a melhor, ganha o prêmio.

As inscrições podem ser feitas por meio desse link.

Sobre a KPTL
A KPTL é uma gestora de Venture Capital com mais de 65 empresas investidas, focada em fomentar a inovação nos setores de Agronegócio, Sustentabilidade, Saúde, Energia, Ciências da Vida, IoT e Indústria 4.0. Com sede em São Paulo e escritórios em polos de inovação em todo o Brasil, a KPTL busca startups com grande potencial de crescimento e impacto no mercado.