Mercado Pago lança software de gestão para PMEs

Anúncio foi feito no Mercado Livre Experience, um dos principais eventos de capacitação para empreendedores no Brasil

Software de gestão do Mercado Pago será uma das principais alavancas da companhia para avançar no segmento de PMEs

São Paulo, 24 de setembro de 2024 – O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, acaba de anunciar sua entrada no negócio de software de gestão para PMEs. O lançamento ocorreu durante o Mercado Livre Experience – um dos principais eventos de capacitação para empreendedores no Brasil -, onde a companhia também divulgou a ampliação da concessão de crédito para empresas desse porte.

O Sistema de Gestão do Mercado Pago, como é chamado o novo produto, tem como diferencial ser um dos poucos softwares gratuitos para empreendedores, uma vez que é gratuito para clientes do banco digital com recorrência para processar suas transações – e que permite uma gestão de ponta a ponta do negócio em uma única solução. Atualmente, já estão disponíveis as funcionalidades que tornam possível ter visão unificada das vendas em canais físicos (PDV) e online, bem como emitir notas fiscais por meio da maquininha. Gradativamente, serão disponibilizadas novas funcionalidades do produto.

“A novidade faz parte da estratégia da companhia em tornar o Mercado Pago o principal parceiro das PMEs, ofertando produtos e serviços completos para as necessidades deste público em um único lugar” destaca Paula Arregui, vice-presidente sênior de Adquirência do Mercado Pago. “Nossa solução vai além de meios de pagamentos e soluções financeiras, uma vez que oferece toda integração em um único sistema, possibilitando ter visão clara e estratégia de diversos fluxos, como pagamentos, gerenciamento de estoque em todos os canais de venda, catálogo de produtos e emissão de nota fiscal”, explica.

Pesquisa Mercado Pago: 74% dos empreendedores acreditam que ter uma visão unificada do seu estoque e vendas traz mais eficiência

O lançamento do Sistema de Gestão do Mercado Pago é resultado da premissa do Mercado Pago de estar sempre atento às necessidades de seus clientes para aprimorar a sua proposta de valor. Uma pesquisa, realizada com 3,7 mil usuários da base de PMEs do banco digital, apontou que 88% dos empreendedores sentem falta de um software de gestão com dados e insights, como relatório de vendas, relação de produtos mais vendidos e etc. Para 74% ter uma visão unificada do seu estoque e vendas por meio de um único software traz mais eficiência e resulta em vantagem competitiva para a sua empresa.

Quando perguntados sobre qual seria o principal benefício que um software deveria oferecer, 53% dos empreendedores responderam ‘organizar a rotina financeira do negócio’. “Nesse contexto, o Mercado Pago se torna um parceiro essencial para ajudar empreendedores na gestão do seu negócio, disponibilizando desde meios de pagamento até uma conta digital completa para pessoas físicas e jurídicas. O que faltava para completar nossa oferta para permitir aos empreendedores centralizarem suas finanças conosco era o sistema de gestão, que agora passa a ser disponibilizado para os nossos clientes”, ressalta Paula Arregui.

De acordo com a executiva, “o sistema de gestão do Mercado Pago será uma das principais alavancas da companhia para seguir ganhando participação em PMEs”.

Confira aqui as principais funcionalidades do Sistema de Gestão do Mercado Pago:

  • Software de gestão gratuito para empreendedores que usam recorrentemente as soluções do Mercado Pago;
  • Gestão de vendas e faturamento: nota fiscal (emissão de nota fiscal por desktop ou smartphone), registro manual de vendas em PDV aberto, ou seja, o empreendedor pode cadastrar vendas diversas maquininhas para ter uma visão 100% do negócio, além de integração com Mercado Shops e Mercado Livre o que permite unificar a visão das vendas nas lojas físicas e online;
  • Hub Financeiro: permite ao empreendedor visão unificada de todos os fluxos do negócio, como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e demais fluxos. Oferece também serviços de conciliação de vendas e tarifas;
  • Gestão de compras com fornecedores: pagamento a fornecedores, alertas de estoque inteligentes e integração com Mercado Livre;
  • CRM: construção de base de clientes personalizados;
  • Insights: relatórios e dados inteligentes que permitem aos empreendedores compreenderem o negócio e tomar decisões estratégicas orientadas a dados;
  • Estoque: catálogo e gestão de estoque em um único lugar (Mercado Livre, Mercado Shops e lojas);

 

Sobre o Mercado Pago
O Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre e uma das maiores fintechs da América Latina, oferece soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios para mais de 68 milhões de usuários únicos ativos na região. Atuando no Brasil desde 2004, está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, onde contribui para a inclusão financeira e o fomento do poder de empreender, permitindo que micro e pequenos negócios acessem financiamentos e serviços que permitam crescer de maneira mais justa. Em 2023, o Mercado Pago superou a marca de US$ 182,8 bilhões em volume de pagamentos, sendo 371 transações por segundo. Com mais de US$ 3,8 bilhões em portfólio de crédito, o banco digital já reúne ainda mais de 30,4 milhões de contas de investimento na região. Consolidando sua oferta completa de serviços financeiros integrados no Brasil, tem participado ativamente das inovações e do futuro dos serviços financeiros, apoiando usuários e impulsionado empreendedores em suas jornadas. Ao investir na oferta e desenvolvimento de serviços, que ajudam qualquer pessoa a ter acesso a dinheiro de maneira responsável, prática e segura, o Mercado Pago tem ampliado a conexão e os benefícios do ecossistema do Mercado Livre, permitindo ser cada vez mais a opção dos usuários que buscam o melhor do e-commerce e dos serviços financeiros em um só lugar. Atualmente, é a melhor empresa do segmento de finanças para trabalhar no Brasil.