Agência anacouto prevê faturar R$ 42 mi em 2024, alta de 61,5%

A partir da integração de marca, negócio e comunicação, uma visão expandida e atualizada do branding, foca na geração de valor para o negócio em todas as suas dimensões

Os resultados gerados para os clientes vêm impulsionando a participação da agência também em campanhas publicitárias, levando a operação a uma receita de R$ 26,4 milhões em contratos, só no primeiro semestre de 2024

São Paulo, agosto de 2024 – A agência anacouto, referência em branding no país e nome por trás e marcas como CBF, Raízen, Cosan, Natura, iFood e Brastemp, alcançou R$ 26,4 milhões em contratos fechados no primeiro semestre de 2024, mesmo valor registrado durante o ano inteiro de 2023. Para 2024, a meta é alcançar faturamento de R$ 42 milhões, o que representará alta de 61,5%.

O crescimento da agência foi impulsionado principalmente pela área de comunicação (campanhas publicitárias), responsável por 50% dos contratos. Fundada há mais de 30 anos, a agência anacouto é amplamente reconhecida por seu trabalho em branding e design, que compõem a outra metade da receita. Embora as campanhas publicitárias sempre tenham sido parte das suas entregas, elas agora ganham ainda mais destaque por possibilitarem parcerias mais duradouras com os clientes. “Nosso foco é construir parcerias estratégicas e de longo prazo, queremos gerar valor para os clientes por muito tempo, porque acreditamos que o branding é um processo vivo e em constante evolução.” Explica Ana Couto, CEO da agência anacouto e da LAJE, plataforma de conteúdo e aprendizagem.

Precursora do branding no Brasil, a agência anacouto, que conta com mais de 30 clientes ativos, desenvolveu a metodologia “É, Faz e Fala”, que se trata do alinhamento entre o que a marca “é” (personalidade​ e expressões para construir uma marca icônica), o negócio “faz” (proposta de valor​ para construir experiências memoráveis) e o que comunicação “fala” (narrativa para dar consistência e conectar a Organização com as pessoas​). É nesse ecossistema de branding, que gera valor em todas essas dimensões, que a agência se posiciona para continuar sua expansão após três décadas de sua fundação.

O crescimento da agência acontece juntamente com o investimento em tecnologia e seu foco em educação. Com a LAJE, plataforma de conteúdo e aprendizagem, que capacita profissionais do mercado com as tendências e técnicas de branding e comunicação, a agência criou um sistema educativo que une alunos, clientes e parceiros para cursos como “Branding Aplicado”, “Branding Essencial” e “Naming”. No primeiro semestre deste ano, a LAJE registrou crescimento de 67% na comparação com o mesmo período de 2023. Atualmente é a única instituição de educação no Brasil a formar CBOs – Chief Branding Officers.

Outro crescimento expressivo no período foi o do Valometry (246%), uma ferramenta proprietária para gestão e mensuração da potência das marcas, negócios e comunicação, que traz visibilidade aos resultados das ações de marketing. “O Valometry integra as métricas das três dimensões, calculando o BVS (Branding Value Score). É uma ferramenta que alinha os objetivos de negócio entre CFOs e CMOs, e quais ações são mais relevantes para potencializar o valor do negócio”, afirma Ana Couto. O Valometry colabora para uma decisão alinhada por meio da metodologia das três ondas de valor: produto (como a marca é conhecida por sua entrega e seus diferenciais); pessoas (como cria conexão emocional e fideliza seus públicos) e propósito (o que a marca traz de valor para o mundo).

Sobre a anacouto: Fundada há 30 anos, pela empresária Ana Couto, a agência é considerada como uma das mais importantes do país e atua alinhando Marca, Negócio e Comunicação para construção de valor de grandes marcas nacionais e internacionais. Desenvolve projetos de branding, da estratégia à execução, passando por marca, experiência e comunicação 360º. Em três décadas, já atendeu mais de 400 empresas e acumula mais de 50 prêmios. Também fazem parte da empresa, a plataforma de conteúdo e aprendizagem, LAJE e a plataforma de gestão contínua de mensuração da potência das marcas, Valometry. Atualmente a empresa conta com mais de 120 colaboradores em mais de 11 estados brasileiros.