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Campanha da DeBrito para o Sebrae Nacional visa aumentar inscritos nos cursos online 

O Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reforça a partir desta terça-feira (09/04) a divulgação dos seus cursos online, para ampliar o número de inscritos em todo país. Nos próximos 30 dias, uma campanha publicitária criada pela agência DeBrito vai chamar empreendedores cadastrados e não cadastrados junto à instituição a se inscreverem nos cursos, que são gratuitos e focados na melhoria da gestão dos pequenos negócios.

Os estudos mostram que os brasileiros “têm uma urgência maior no entendimento de que precisam de qualificações constantes”. Entre 2020 e 2021, em plena pandemia, o aumento da demanda foi de 30%. Já a busca por temas como “aprender” e “cursos” cresceu 46% nos últimos quatro anos, sendo os cursos livres líderes de busca no Brasil.
Como se vê, trata-se de um grande mercado em ascensão e com um conjunto diversificado de players, os quais incluem as universidades, organizações, escolas e infoprodutores. Com uma oferta de 300 soluções de cursos online nacionalmente, o Sebrae conta com 2.5 milhões de matrículas realizadas e vem aumentando a sua série histórica, tendo chegado a 84% em 2023.

Além de todos os diferenciais, as aulas são ministradas no site do Sebrae, via mobile, Whatsapp e Telegram. Dessa forma, os alunos podem acessar os conteúdos dos cursos de qualquer lugar e em diversas plataformas. No entanto, é importante lembrar que nem todos os cursos estão disponíveis em todos os canais.

A campanha publicitária vai chegar aos empreendedores com um conceito único e maleável, de forma a alcançar uma forte aderência entre os empreendedores cadastrados e não cadastrados no Sebrae. Com peças e mensagens que foram “beber na fonte” de ouro da internet, a campanha se inspira na universalidade do humor da internet brasileira, criando uma conexão e uma identificação direta com esses públicos.

Para fortalecer esse conceito e gerar unidade entre as peças, uma parte do filme da campanha se desdobra em conteúdos de internet, com linguagem rápida e alto poder de segmentação de mensagem. Nesta campanha, os personagens do filme vão compor outras peças mais lúdicas, por meio de memes que ressaltam dúvidas dos empreendedores quanto aos rumos do próprio negócio.
Com uma linguagem fácil e descomplicada, a comunicação da campanha será direta e bastante específica, tendo como desafio o aumento do número de inscritos nos cursos online do Sebrae. Para isso, foi preciso “pensar fora da caixa”, com foco nos objetivos quanto ao aumento do reconhecimento da marca e de visitação ao site.
Nesse sentido, a estratégia adotada lançou mão de uma análise de cenário do site do Sebrae e contempla um mix de meios no offline e online, além de influenciadores.
No offline, o reconhecimento da marca contará com a veiculação de um filme para TV de 30 segundos, direcionado para o site do Sebrae. O filme de TV retrata que na vida do empreendedor tem sempre um momento que trava, e aí surgem dúvidas como, entrar no digital para aumentar o lucro, ou aumentar o lucro para entrar no digital? Contratar para vender mais ou vender mais para contratar? As respostas apontam para os cursos online do Sebrae, com uma assinatura que também orienta: se inscreveu, aprendeu, destravou.
Para o online, serão peças 100% digitais e em diversos formatos. Além disso, haverá peças específicas para os dez cursos melhores ranqueados.
Monique Evelle, influenciadora e empreendedora de grande visibilidade no mundo digital, irá reforçar a campanha ao se conectar com o público de empreendedores e positivar os cursos online do Sebrae. Sua participação será orientada, de forma a alcançar todo o potencial possível nessa ação com influenciadoras do digital.
O perfil TGI – público “Fazer cursos online (ensino a distância)” apontou que os esforços de comunicação da campanha devem atingir prioritariamente as classes  ABC, com recorte para o público de 25 a 44 anos.

Como a Região Sudeste já é a campeã de inscrições nos cursos do Sebrae, por ser uma região com maior concentração de pessoas, universidades e empresas, a estratégia de mídia será reforçada nas capitais do Nordeste, Sul e Centro-Oeste, sendo o período de veiculação entre 09/04 a 08/05/2024.

Link de acesso ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=p76b31waV5M

Ficha Técnica:

Agência: DeBrito Brasil
Cliente: Sebrae Nacional
Produto: Institucional
Campanha: Cursos Online 2024
Diretor executivo: Marcuce Luz
Diretor de criação: Pablo Seabra
Criação: Rogério Chetto e Igor Sá
Diretor de contas: Paulo Bortolotti
Atendimento: Helena Pessôa
Planejamento e Estratégia Digital: Roberta Allegretti
Mídia: Carla Bertin, Thiago Ribeiro, Allan César e Bruna Kraemer
Produção/RTV: Joelma Rosa e Rodrigo Cavalcante
Produtora de filmes: Side 360
Direção: Caco Souza
Fotografia: Christian Lesage
Produtora de áudio: Storm Lab Prestações de Serviços Produções Audiovisuais LTDA
Aprovação (cliente): Henrique Nabuco, Eduardo Duarte, Fernando Bandeira, Karla Carbonera e Antônio Saraiva.