Honda patrocina e fornece veículos eletrificados para o Mundial de Atletismo Tóquio 2025
Sebastian Coe, presidente da World Athletics e Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda
TOKYO, Japão, 7 de novembro de 2024 – A Honda Motor Co., Ltd. (Honda) assinou um acordo de patrocínio com a World Athletics para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, que acontecerá em 2025 (World Athletics Championships Tokyo 25 | WCH Tokyo 25) como parceira global oficial. Com base neste acordo de patrocínio, a Honda fornecerá veículos eletrificados de sua frota como transporte oficial no WCH Tokyo 25, que começará em 13 de setembro de 2025. Esta é a primeira vez que a Honda faz parceria com a World Athletics.
O Campeonato Mundial de Atletismo é a principal competição de atletismo do mundo, com atletas de mais de 200 países e territórios prontos para participar. O WCH Tokyo 25 será realizado no Estádio Nacional em Tóquio, Japão, por nove dias, de 13 a 21 de setembro de 2025. Este será o terceiro WCH a ser realizado no Japão, e o segundo em Tóquio, que sediou o evento há 34 anos, em 1991.
Ao fornecer sua frota de veículos eletrificados como parte do serviço oficial de transporte da competição, a Honda contribuirá para os objetivos de sustentabilidade da WCH Tóquio 25. Os veículos oficiais serão usados para uma variedade de propósitos, incluindo liderar as corridas de maratona, conduzir árbitros e transportar oficiais e atletas envolvidos no evento.
Com base na visão da Honda para suas atividades esportivas, que é “Aumentar o número de pessoas que assumem desafios por meio de atividades esportivas e tornar a vida de todas as pessoas mais agradável” – a empresa tem operado equipes oficiais do clube Honda — incluindo uma equipe de atletismo — patrocinando vários eventos de atletismo e atletas individuais. Por meio dessas atividades, a Honda tem apoiado e continuará apoiando vários atletas que assumem desafios em direção à realização de seus próprios sonhos.
Ao patrocinar o WCH Tokyo 25, a Honda espera trabalhar com a World Athletics e outros parceiros para criar a melhor arena internacional onde atletas de atletismo do mundo todo possam desafiar seus próprios limites e realizar seus sonhos.
■Comentários de Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda
“Estamos honrados em participar do Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 25 como um parceiro. Por meio de produtos e tecnologias ambientalmente responsáveis da Honda, contribuiremos para a redução do impacto ambiental do evento. A Honda tem paixão em apoiar pessoas que estão enfrentando desafios em direção aos seus sonhos e em aumentar o número de pessoas que são inspiradas e encorajadas ao ver tais desafios. Por meio do patrocínio deste evento, gostaríamos de transmitir essa paixão da Honda para pessoas ao redor do mundo.”
■Comentários de Sebastian Coe, Presidente da World Athletics
“Estamos muito felizes em receber a Honda como a mais nova parceira global da World Athletics e tê-la a bordo para o World Athletics Championships Tokyo 25 – onde eles fornecerão veículos elétricos como parte de nossos objetivos comuns de sustentabilidade. Estamos orgulhosos dessa parceria, pois ela reúne duas organizações com uma visão compartilhada de criar um futuro melhor para novas gerações. Essa gigante japonesa de produção de veículos nos apoiará para ajudar a minimizar o impacto ambiental do nosso evento e nos aproximar de alcançar um campeonato sustentável.”
Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.