• Home »
  • Últimas »
  • E-commerce em 2024 aponta tendências da Black Friday, com smartphones e eletrodomésticos no topo

E-commerce em 2024 aponta tendências da Black Friday, com smartphones e eletrodomésticos no topo

A algumas semanas da Black Friday, levantamento do Buscapé revela crescente interesse dos consumidores por tecnologia e itens para o lar

São Paulo, outubro de 2024 – Levantamento realizado pelo Buscapé, principal comparador de preços do país, apontou que as categorias mais pesquisadas entre 1º de janeiro e 22 de outubro de 2024 no e-commerce foram Celular e Smartphone, Ar-Condicionado, Geladeira, TV e Lavadora de Roupas. A análise aponta que esses produtos se manterão como tendência e devem direcionar as vendas na Black Friday, maior evento de varejo do ano, que acontece no dia 29 de novembro.

Assim como em 2023, os celulares e smartphones continuam no topo das buscas, com o iPhone 15 e o Samsung Galaxy S23 liderando a lista. Dos dez smartphones mais procurados, quatro modelos têm preços medianos acima de R$ 3.000; três estão na faixa entre R$ 2.000 e R$ 3.000; e três custam menos de R$ 2.000, demonstrando uma preferência dos consumidores por dispositivos mais caros. Apesar do domínio da Apple e da Samsung, outras marcas também aparecem, com o Xiaomi Redmi Note 13 ocupando a oitava posição e o Motorola Moto G84 na nona colocação. Ainda em eletrônicos, TVs, notebooks, tablets e smartwatches também figuraram entre os mais buscados.

Ocupando o segundo lugar do ranking está o ar-condicionado, categoria que se consolidou como uma das mais buscadas ao longo do ano, impulsionada pelas ondas de calor que afetaram diversas regiões do Brasil. A alta demanda também resultou em aumento de preços: comparando os mesmos períodos de 2023 e 2024, houve elevação de 25% no preço mediano. Modelos intermediários foram os mais procurados pelos consumidores, que estão atentos a promoções da próxima Black Friday.

Entre os eletrodomésticos, as geladeiras se destacam como a terceira categoria mais procurada do ano. Lavadoras de roupas, fogões, fritadeiras elétricas e micro-ondas também apareceram entre os mais desejados. Na comparação anual, os produtos se mantêm com preços estáveis, apresentando leves variações: geladeiras registraram alta de 1% no preço mediano e fritadeiras elétricas subiram 3%, enquanto as lavadoras de roupas tiveram alta de 2%. Os fogões apresentaram aumento mais significativo, de 7%, e os micro-ondas caíram 2% no preço médio.

Por outro lado, Tênis foi a categoria que mais sofreu com a alta dos preços: de 2023 para 2024, o preço mediano subiu 41%. Já a categoria com maior queda foi a de Monitores, com redução de 19% no preço mediano.

“A Black Friday é, sem dúvida, a data mais esperada pelos consumidores, que têm grandes expectativas de encontrar bons preços e aproveitar ofertas realmente vantajosas. Este ano, notamos que o público está ainda mais atento e preparado para fazer compras inteligentes, comparando preços com antecedência e buscando o melhor custo-benefício. Ferramentas como o Buscapé são essenciais nesse processo, e ajudam os consumidores a encontrar as melhores oportunidades de forma segura e eficiente”, afirma Francisco Donato, superintendente Executivo da Mosaico no Banco PAN, empresa dona do Buscapé.

Confira a lista das categorias mais buscadas (01/01 a 22/10):

Posição Categoria
1 Celular e Smartphone
2 Ar-Condicionado
3 Geladeira
4 TV
5 Lavadora de Roupas
6 Notebook
7 Fogão
8 Tênis
9 Tablet
10 Fritadeira Elétrica
11 Micro-ondas
12 Ventilador e Circulador
13 Fone de Ouvido e Headset
14 Monitor
15 Console de Videogame
16 Forno
17 Aspirador de Pó e Água
18 Suplementos e Complementos Alimentares
19 Pneus para Carros
20 Smartwatch

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Buscapé

Fundado em 1999, o Buscapé é pioneiro dentre as plataformas do comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores a mais de 600 lojas. Líder de mercado, funciona como comparador de preços e produtos de mais de 150 milhões de ofertas. Por meio do site e do aplicativo, o Buscapé oferece um serviço completo para ajudar os consumidores a comprarem de forma inteligente. Acesse: buscape.com.br.
Sobre a Mosaico
A Mosaico, uma empresa do Banco PAN, é gestora do Shopping do PAN e dona das marcas Buscapé e Zoom, líderes de mercado no segmento de comparadores de preços. Reúne em todas as suas plataformas mais de 600 lojas parceiras, 150 milhões de ofertas e cashbacks diferenciados por lojas, categorias e ofertas, além de possibilitar o acompanhamento do histórico de preços, reforçando a sua importância junto ao consumidor para realização de uma compra inteligente. Juntas, as marcas tiveram mais de 255 milhões de visitas e geraram mais de R$ 4,4 bilhões em volume de vendas (GMV) em 2022. Para mais informações, acesse: mosaico.com.br