• Home »
  • Mercado »
  • ABA lança estudo sobre a transparência da cadeia de fornecimento de mídia programática

ABA lança estudo sobre a transparência da cadeia de fornecimento de mídia programática

O material tem como objetivo apoiar anunciantes, agências e marcas a tomarem decisões mais estratégicas, contribuindo assim para um ecossistema publicitário mais eficiente

São Paulo, 29 de outubro — A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou hoje, durante um dos principais eventos da entidade, o ABA Summit, o Guia ABA sobre o “Estudo de Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática” para promover a transparência na cadeia de fornecimento de mídia programática, um tema importante no cenário publicitário atual.

O estudo é uma tradução da versão original “Programmatic Media Supply Chain Transparency Study“, elaborado pela Associação de Anunciantes Nacionais dos Estados Unidos (ANA). O conteúdo foi adaptado à realidade brasileira pelos Comitês de Mídia e de Sourcing da ABA para apoiar profissionais de marketing, publicidade e outros participantes da indústria nas tomadas de decisões, relacionadas aos seus gastos com mídia, pensando na diminuição de desperdícios e otimização de seus investimentos.

“O guia é um convite para que anunciantes, marcas e agências assumam o controle de suas campanhas e maximizem o potencial da mídia programática por meio de decisões mais assertivas e estratégicas. Ao longo das páginas, os leitores encontrarão as ferramentas e conhecimentos necessários para navegar com sucesso nesse complexo mundo da mídia programática”, conclui Sandra Martinelli, CEO da ABA e Membro do Executive Committee da WFA.

“O objetivo do “Estudo sobre a Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática” é observar uma parte da cadeia de fornecimento de mídia digital — a internet aberta, que responde por US$ 88 bilhões — e entender sua produtividade bem como áreas de desperdício na comunidade de profissionais de marketing que trabalham em empresas que consomem mídia. Após mais de dois anos de investimento financeiro e engajamento ativo com uma comunidade de especialistas e colaboradores, a ANA concluiu uma análise robusta que fornece insights únicos de múltiplos ângulos. O que a ANA encontrou é um ecossistema que está entregando claramente abaixo do esperado à comunidade de marketing”, relata Bob Liodice, CEO da ANA.

Segundo o estudo da ANA, 23% dos investimentos digitais em publicidade programática são desperdiçados, devido a fatores como a complexidade da cadeia de fornecimento, a falta de transparência e a assimetria de informações. “Essa descoberta evidencia a necessidade de maior transparência e controle por parte dos anunciantes. Por isso, o guia traz dados, cases e uma análise detalhada do ecossistema da mídia programática. É um documento riquíssimo em dados, insights e orientações práticas para os profissionais de marketing, de como essa parcela significativa do orçamento pode ser recuperada, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI)”, comentou Lívia Duarte de Barros, Presidente do Comitê de Sourcing da ABA e Gerente Sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário.

“É possível se debruçar sobre temas como cadeia de fornecimento, desde a criação do anúncio até sua exibição ao consumidor; alocação de recursos, com dicas de direcionamento para os canais e formatos mais eficientes; mensuração, visibilidade e tráfego inválido (IVT, do inglês Invalid Traffic); otimização do mix de negócios em Mercado Aberto (OMP, do inglês Open Marketplace) e Mercado Privado (PMP, do inglês Private Marketplace); e até um framework criado pelo time da ANA para medir o valor real dos seus investimentos, o TrueKPI, ferramenta que permite aos profissionais de marketing alinhar as métricas de desempenho com os objetivos de negócio”, completa Gabriela Chiliani, Presidente do Comitê de Mídia da ABA e Especialista de Mídia do Itaú.

Este é o segundo guia da ANA, que a ABA traz para o Brasil. Em março de 2023, a entidade lançou o “Guia Procurement: um estudo sobre as percepções da indústria”, do original “Procurement 2022: The Good, the Bad, and the Ugly”, com o objetivo de entender quais pontos da indústria podem e devem ser trabalhados.
Para mais informações sobre ambos os documentos, acesse o site oficial da ABA:www.aba.com.br

 

Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – é a única entidade no Brasil que defende e representa os interesses dos anunciantes, há 65 anos, e os conecta globalmente com as melhores práticas globais por meio de sua filiação com a WFA – World Federation of Advertisers, sendo também representada por sua CEO no Executive Committee da entidade global de anunciantes.
A federação global de anunciantes congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa cerca de um trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.
Os profissionais das suas 1400 marcas associadas, de mais de 20 setores diversos, se beneficiam dessa ampla rede de conexões que transcende fronteiras e atuam em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA reúne líderes do mercado engajados no seu propósito, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade” e defendem e acreditam na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, para garantir uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Praticando sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo, a ABA promove anualmente centenas de reuniões de seus Comitês, Grupos de Trabalho e com o mercado; entrega uma agenda robusta de eventos, webinares e outros encontros; possui uma curadoria de conteúdo que antecipa tendências que se traduzem em importantes publicações, como guias, infográficos e livros que orientam e inspiram os profissionais de marketing e comunicação; apoia pesquisas, estudos e firma parcerias em prol da evolução do ecossistema publicitário.
Como cofundadora do Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e cofundadora e entidade mantenedora do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, a ABA estende sua missão à participação em Conselhos, Diretoria e fóruns dessas entidades, como representante dos anunciantes brasileiros.
SOBRE A ANA
A ANA – Associação de Anunciantes Nacionais – dos Estados Unidos, tem como missão impulsionar o crescimento dos profissionais de marketing, marcas e negócios, da indústria e da humanidade. A ANA atende às necessidades de marketing de 20.000 marcas, aproveitando através dos 12 pontos de sua agenda de crescimento, cuja proposta foi endossada pelo Global CMO Growth Council. Os membros da ANA consistem em empresas norte-americanas e internacionais, incluindo profissionais de marketing do lado do cliente, organizações sem fins lucrativos, organizações sem fins lucrativos e fornecedores de soluções de marketing (empresas de ciência e tecnologia de dados, agências de publicidade, editores, empresas de mídia, fornecedores e vendedores). A ANA lidera o crescimento do Marketing no mundo, servindo, educando e defendendo mais de 50.000 membros da indústria que investem coletivamente mais de US$ 400 bilhões em marketing e publicidade anualmente.