Inscrições da 2a edição do Banijay Launch estão abertas | Iniciativa para mulheres
Primeira edição do Banijay Launch. Foto: Divulgação
Banijay Launch irá oferecer mentoria para cinco finalistas e um investimento de U$ 50.000 para a vencedora
São Paulo, 22 de outubro de 2024 – A Banijay Entertainment, maior grupo de produção e distribuição de conteúdo independente do mundo – que abriga as brasileiras Endemol Shine Brasil, A Fábrica e Banijay Estúdios -, anuncia a segunda edição de Banijay Launch, iniciativa aceleradora de carreiras voltada para mulheres.
Nesta terça-feira (22/10), o site de Banijay Launch está oficialmente aberto às inscrições de mulheres criadoras de formatos promissores ao redor do mundo, interessadas em receber uma mentoria especializada no desenvolvimento de novos formatos, desde o conceito até a venda, além de um investimento de U$ 50.000, para a grande vencedora.
Desenvolvida por Sharon Levy, CEO (Chief Executive Officer) da Endemol Shine North América, e coliderado por James Townley, CCO (Chief Content Officer) da Banijay, a iniciativa foi concebida como estratégia global para abordar a desigualdade de gênero e estimular a criatividade. O Banijay Launch segue a premissa de sua primeira edição ao procurar formatos desconhecidos com apelo internacional, a partir de um conjunto de mulheres desconhecidas em todo o mundo, proporcionando uma nova oportunidade para o grupo diversificar ainda mais o seu talento e IP de forma global.
Sua primeira edição, lançada com exclusividade durante um café da manhã na MIPCOM 2023, foi um grande sucesso, reunindo mais de 500 inscrições em mais de 30 territórios em todo o mundo. Duas vencedoras foram selecionadas: Amber Kane (Australia), pelo projeto de variedade “Double Act”, e Emily Wilson (UK), pelo formato de encontro psicológico, “Can’t Buy Love”.
O reconhecimento de Banijay Launch aconteceu apenas um ano depois, com o prêmio ‘Behind the Scenes Impact Award’, na categoria Diversify TV Awards, da MIPCOM 2024. A premiação foi um “carimbo” à iniciativa, que representa a ética e os princípios da Diversidade e Inclusão fora das telas, como forma de ajudar à equidade de gênero no setor audiovisual.
Em 2023, o Banijay Launch foi apoiado pela comissão de um estudo inédito com Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com o Everywoman Studios. As descobertas do estudo inovador, que destacou uma disparidade de gênero significativa na produção sem roteiro no Brasil, Reino Unido, EUA e França, foram reveladas em julho deste ano, com as principais descobertas disponíveis aqui.
Segundo Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America e James Townley, Chief Content Officer, Development da Banijay Entertainment: “É muito difícil impulsionar a ideia de um projeto, até mesmo para os criadores mais experientes, quanto mais para mulheres criadoras que não têm ‘conexões’ com uma produtora ou grupo. O estudo recente que conduzimos com o Geena Davis Institute realmente reforçou o desequilíbrio de gênero na criação de projetos sem roteiro, e com o Banijay Launch esperamos abrir a porta para mulheres cujas ideias podem não ser ouvidas de outra forma e facilitar mudanças positivas para essas criadoras enquanto enriquecemos nosso pipeline e a indústria em geral. O mercado e a economia criativa dependem de grandes ideias, e não queremos deixar nenhuma para trás… principalmente de mulheres.”
O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela CEO da Everywoman Studios, Abby Greensfelder. O programa conta com uma parceria de dois anos concebida por Sharon Levy e pela Endemol Shine North América com a Everywoman Studios e o Realscreen. Abby Greensfelder atuou como consultora na criação do Banijay Launch.
As inscrições poderão ser feitas por meio do site. Os termos e condições completas também estão no portal.
Como funciona?
A Banijay selecionará cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo de produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo, em março de 2025, perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley. Os outros jurados incluem Marco Bassetti, CEO da Banijay; James Townley – Chief Content Officer of Development da Banijay; Alexia Laroche-Joubert – CEO da Banijay France; Cathy Payne, CEO, Banijay Rights; Kate Humphreys – Chief Communications Officer da Banijay e Sharon Levy – CEO da Endemol Shine North America. A vencedora será anunciada ainda em 2025.
Cronograma da competição:
22 de outubro de 2024: início das inscrições pelo site;
1 de dezembro de 2024: inscrições encerradas e início da apuração dos jurados;
17 de janeiro de 2025: Escolha das finalistas e início da mentoria;
Janeiro a março de 2025: Desenvolvimento do projeto;
Março de 2025: Apresentação dos projetos e escolha da vencedora.