• Home »
  • Ações »
  • Panini e Fundação Dorina Nowill para Cegos lançam o primeiro álbum acessível do Brasileirão 2024

Panini e Fundação Dorina Nowill para Cegos lançam o primeiro álbum acessível do Brasileirão 2024

Lançamento pioneiro democratiza a paixão pelo futebol com recursos inclusivos, integrando Braille e audiodescrição e estimula a igualdade

São Paulo, outubro de 2024 – A Panini, líder do segmento de publicações e colecionáveis, e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, anunciam uma parceria que promete transformar a experiência de colecionar figurinhas no Brasil. Juntas, lançam hoje, dia 15/Outubro, o álbum de figurinhas com recursos de acessibilidade do Campeonato Brasileiro, proporcionando a pessoas cegas e com baixa visão, sem distinção, a oportunidade de vivenciar a emoção de colecionar e trocar figurinhas de forma inclusiva e igualitária.

Este álbum inédito no mundo destaca-se pela integração de recursos de acessibilidade que permitem uma experiência completa para os colecionadores. Entre os destaques, estão a inclusão de QR Codes que oferecem audiodescrição detalhadas sobre as equipes, atletas, uniformes e outros elementos visuais, todas gravadas nos estúdios da Fundação Dorina, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam o conteúdo visual do álbum.

Além disso, o material conta com relevo em Braille nas áreas de colagem das figurinhas, referências numéricas tanto no álbum quanto nas figurinhas. Instruções em áudio também estão disponíveis, a fim de facilitar o uso por pessoas com deficiência visual.

“Esse lançamento representa um momento histórico para a Panini. O álbum acessível do Brasileirão 2024 tem exatamente o mesmo conteúdo do convencional, o que torna a paixão pelo colecionismo ainda mais democrática”, comenta Martina Limoni, Diretora de Marketing da Panini LATAM.

A parceria entre a editora e a Fundação Dorina nasce na Copa de 2022, quando o garoto Pedro Maron, de 11 anos na época, viralizou com um álbum feito por seus pais, de forma que o menino participasse da febre do álbum da Copa. Na oportunidade, a Panini convidou Pedro e seus pais para conhecerem a gráfica da editora em São Paulo, e com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, produziu um álbum acessível para o garoto.

A audiodescrição, presente tanto na versão acessível quanto na convencional do álbum, reforça a importância do uso de recursos acessíveis. “Este projeto reforça os propósitos de socialização e de sensação de pertencimento, comum aos colecionadores de figurinhas, de uma forma muita mais ampla e democrática”, afirma Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A consultoria técnica editorial da Fundação Dorina aliada a expertise dos consultores cegos, foi essencial para superar desafios técnicos, como a impressão em relevo das figurinhas e a adaptação do design para impressão frente e verso nas páginas do álbum.

O álbum acessível do Brasileirão 2024 traz 84 páginas, sendo 20 delas dedicadas a conteúdos editoriais que abordam as principais informações da Série A do campeonato, recordes, jogadores em destaque, momentos inesquecíveis e a história da competição mais prestigiada do Brasil.

 

Disponível no site oficial da Panini, o álbum chega em versão capa brochura por R$ 499,00 já incluindo o set completo de figurinhas.

 

Ficha técnica

Lançamento: 15/10/2024

Formato álbum: 230x270mm

Formato do cromo: 49x65mm

Páginas: 84

Cromos: 661 cromos, sendo 141 deles especiais

Álbum Brochura + 661 cromos: R$ 499

 

Sobre a Panini
O Grupo Panini foi criado há quase 60 anos em Modena, Itália. Possui subsidiárias em toda a Europa, América Latina e Estados Unidos. É a líder mundial no setor de colecionáveis ​​e publicações e a principal editora multinacional de quadrinhos, revistas infantis e mangás na Europa e na América Latina. A empresa possui canais de distribuição em mais de 150 países e conta com uma equipe de mais de 1.200 pessoas. Para mais informações, visite o site oficial.
Informações para a imprensa Panini
Máindi | panini@maindi.com.br
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.