• Home »
  • Mercado »
  • Google lança extensão Click-to-Message (Clique para Enviar Mensagem) para anúncios da Busca no Brasil

Google lança extensão Click-to-Message (Clique para Enviar Mensagem) para anúncios da Busca no Brasil

Anúncios da Busca do Google agora podem levar consumidores a enviar mensagens diretamente para empresas em plataformas de terceiros como o WhatsApp

  • A extensão Click-to-Message permite que as empresas adicionem um ícone que leva os consumidores da Busca para o chat em segundos;
  • A funcionalidade deve ser aberta a todos os anunciantes nos próximos meses;
  • O novo recurso atende à demanda dos anunciantes, com o objetivo de melhorar a fluidez entre o Google e as plataformas de mensagens, e de aprimorar a eficiência da mensuração das campanhas.São Paulo, setembro de 2024 – Os anúncios na Busca do Google agora poderão conectar consumidores com empresas por meio de conversas em aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Isso será possível graças a uma nova extensão do Google Ads, a plataforma de publicidade do Google, que está em fase de testes no Brasil. Chamada de Click-to-Message, a extensão inclui um botão que pode ser adicionado aos anúncios da Busca, facilitando o contato entre o consumidor e a empresa.
    “Estamos animados com o potencial desse novo recurso. Tivemos uma adoção acima das expectativas nessa fase de testes e os resultados têm sido muito positivos para os anunciantes que adotaram o recurso”, diz Gustavo Souza, diretor geral de produtos e soluções de publicidade para clientes do Google Brasil.
    Quando uma pessoa faz uma busca no Google e clica em um anúncio, ela geralmente é enviada para o site do anunciante, onde pode fazer uma compra, agendar uma visita ou solicitar mais informações. Agora, os anunciantes poderão medir suas conversões por meio de uma nova métrica chamada Conversas Iniciadas, que é automaticamente habilitada pelo Google Ads quando a extensão Click-to-Message é ativada.
    “Com essa nova métrica, o anunciante conseguirá entender a jornada do consumidor, identificando em qual etapa do funil de vendas ele se encontra. Para facilitar a mensuração e impulsionar o alcance do produto, o Google está fazendo parceria com empresas como Blip e Smarters, provedoras populares de soluções de chatbot. “Os consumidores estão se comportando cada vez mais de forma omnichannel. Eles pesquisam online e, na hora de tomar sua decisão, podem concluir sua compra por meio de uma loja física, um call center ou um aplicativo de mensagens. As marcas precisam acompanhar essa jornada e conseguir mensurar esse comportamento, integrando sua visão dos diferentes canais de venda. Esse projeto nos permite resolver uma parte importante desse desafio”, acrescenta.
    Como ativar a extensão Message Ads

    Ao adicionar recursos de Mensagem às suas campanhas da Busca, as empresas podem oferecer aos clientes em potencial uma maneira conveniente de se conectar diretamente por meio de seu aplicativo de mensagens preferido, incluindo o WhatsApp.
    Quando os usuários clicam no título da campanha, eles ainda serão direcionados ao seu website para continuar sua jornada e conversão. No entanto, se clicarem na extensão de mensagem, serão direcionados diretamente para o WhatsApp.
    Para ativar esse recurso, navegue até a guia “Recursos”, clique em “Mensagens” e, em seguida, no botão “+” para criar um novo recurso de mensagem. Adicione os detalhes do seu número de telefone do WhatsApp e a mensagem inicial que você deseja que os usuários vejam.

     

    Passo a passo sobre como ativar o recurso Click-to-Message em campanhas do Google Ads