• Home »
  • Ações »
  • HEINEKEN prevê 750 mil litros de chope em megaoperação de vendas no Rock in Rio 2024.

HEINEKEN prevê 750 mil litros de chope em megaoperação de vendas no Rock in Rio 2024.

a cervejaria à Cidade do Rock: como o chope chegará às mãos do consumidor no Rock in Rio 2024?

São Paulo, setembro de 2024 – O Grupo HEINEKEN preparou a maior operação de chope já realizada em um festival brasileiro de música para atender ao público do Rock in Rio 2024. Para chegar à Cidade do Rock, o chope sairá de três cervejarias diferentes – Jacareí (SP), Araraquara (SP) e Blumenau (SC) – em 15 carretas, com capacidade de 35 mil litros cada, e 6 mil barris, que totalizam 300 mil litros de chope. Além disso, serão cinco quilômetros de tubulações até a torneira das Beer Walls e Beer Stations, estações móveis de chope onde os consumidores terão acesso à bebida.

As três plantas foram escolhidas para suprir o volume total do chope consumido no festival, sem impactar o mercado. A cervejaria de Jacareí (SP) ficará responsável pelo produto à granel, que é transportado pelas carretas. Já a de Araraquara (SP), produzirá todo o chope em barril. Por fim, a operação de Blumenau (SC) vai fornecer os 50 mil litros das cervejas super premium Lagunitas, Baden Baden, e Blue Moon, que estarão disponíveis na Gourmet Square – espaço do festival voltado para gastronomia. Além da marca Heineken, os consumidores terão a opção do chope Lagunitas.

“A escolha do chope está relacionada à sustentabilidade e à experiência do consumidor. Desta forma, diminuímos o uso de outras embalagens e fornecemos um chope de qualidade, na temperatura ideal e levamos ao público a experiência de consumir uma bebida pouco comum em festivais. São mais de 300 chopeiras instaladas na Cidade do Rock e 50 torres que estarão nas ativações da marca e na área VIP”, diz Fábio Cittolin, Gerente Técnico Nacional do Grupo HEINEKEN.

Equipe

A equipe dedicada à operação de chope no festival é composta por 44 pessoas, do time interno da HEINEKEN da área Técnica de Chopp. A montagem da linha terá duração de 16 dias, passando por etapas como: montagem das tubulações, evento teste, avaliação com água e regulagem final. “É um tubo de três polegadas, de aço inox, que levará o chope da carreta ao bar – onde ele é ligado na chopeira. Esta estrutura, similar à uma cervejaria, é exclusiva do Grupo HEINEKEN. O objetivo deste time é garantir a execução e qualidade do produto, que envolve a temperatura e pressão no sistema. Tudo isso é feito para que o consumidor tenha certeza de que este é o melhor chope que ele poderia ter em um evento”, completa o executivo.

Inovações

Serão três Beer Stations espalhadas pelo festival, com 12 torneiras cada. A maior delas, com capacidade de 10 mil litros à granel e sem limitação de barris, estará localizada na entrada do festival, onde o público terá o primeiro contato com a marca. Já a segunda, nasceu após a análise da planta do Rock in Rio 2024 e foi alocada para a proximidade do palco Sunset – serão seis mil litros à granel e capacidade ilimitada de barris. Por fim, a terceira Beer Station contará, pela primeira vez no festival, com o chope HEINEKEN 0.0 e estará posicionada entre o palco “New Dance Order” e o Espaço Favela.

Outra novidade para o evento são as quatro Beer Walls, com duas posicionadas próximas ao palco Mundo, uma próxima do palco Sunset e outra no New Dance Order. Cada uma das paredes tem nove torneiras, disponibilizadas em nove metros, e possui sistema de autoatendimento, com pagamento via cartão. “Basta pagar e posicionar o copo na máquina para se servir. Este é um modelo que foi testado em laboratório, no C6 Festival e na Fórmula 1 de 2023, mas é a primeira vez em um festival desta dimensão”, reforça o executivo.

Entre as inovações que a companhia levará ao festival, está uma tecnologia capaz de identificar com maior precisão a quantidade de chope que sai das carretas – três delas serão testadas com a medição de vazão por frequência. Além disso, pelo crescimento do volume, este ano o Grupo HEINEKEN usará um medidor de diluição de gás carbônico no líquido, para garantir que o chope tenha a mesma qualidade e características do produto fabricado. Este é o primeiro ano que a Companhia agrega uma informação técnica à equipe de degustadores, que são responsáveis pelo aval final.

Sobre o Grupo HEINEKEN: O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.