• Home »
  • Mercado »
  • Microsoft e Amazon estão entre as marcas mais usadas para aplicar golpes

Microsoft e Amazon estão entre as marcas mais usadas para aplicar golpes

São Paulo, 19 de junho de 2024 – Um novo levantamento da Cisco Talos, braço de inteligência de ameaças da Cisco, revelou uma ampla gama de técnicas que hackers criminosos usam para fingir ser uma empresa e incorporar logotipos de grandes marcas por meio de e-mails aos seus alvos. O objetivo dos atores de ameaças é enganar as vítimas para que revelem suas credenciais ou outras informações sensíveis, abusando da popularidade de marcas globais.

Ao longo de um mês (março a abril de 2024), os pesquisadores da Talos detectaram casos de impersonificação de marcas no mundo todo e forneceram novas estatísticas e insights sobre as ocorrências. A partir daí, criou-se um ranking das 30 marcas globais mais usadas para impersonificação (gráfico abaixo). Entre as 10 preferidas pelos criminosos estão Microsoft, DocuSign, Amazon, Nortonlifelock, PayPal, Chase, Geek Squad, Home Depot, Adobe e Instagram.

Essas descobertas destacam a necessidade urgente de vigilância intensificada e medidas proativas na luta contra o crime cibernético, o que ajuda os usuários e empresas a treinarem seus funcionários para ficarem mais atentos ao verem determinadas marcas em e-mails. Desde métodos simples, como manipulação de código-fonte HTML, até táticas mais complexas que envolvem a recuperação de servidores remotos, os criminosos estão continuamente aprimorando suas estratégias para enganar usuários desprevenidos.

Os seres humanos ainda são o elo mais fraco na cibersegurança e, diante desse cenário, a Cisco introduziu um novo recurso, projetado para detectar a impersonificação de marcas em e-mails. Desenvolvida em resposta à crescente sofisticação dos adversários, esta solução promete fortalecer a segurança de e-mail para organizações e indivíduos (pessoas físicas) em todo o mundo.

Ao capacitar os usuários a identificar anomalias na comunicação e reconhecer canais legítimos, as empresas e as pessoas físicas podem reduzir significativamente sua suscetibilidade a ataques de impersonificação de marca.

Pesquisa completa, publicada no blog de Cisco Talos: Link

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia, que conecta tudo com segurança para tornar tudo possível. O objetivo da Cisco é capacitar um futuro inclusivo para todos, ajudando os clientes a reimaginar seus aplicativos, potencializar o trabalho híbrido, proteger sua empresa, transformar sua infraestrutura e atingir suas metas de sustentabilidade. Descubra mais em Cisco Newsroom. Para notícias em português, acesse o link e siga-nos no X em Cisco.