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‘Utopia’: L’Oréal Professionnel apresenta nova edição da competição global Style & Colour Trophy

Desenhando o futuro a partir da tecnologia e inovação em hair care, L’Oréal Professionnel reafirma sua jornada no mundo virtual em nova edição do maior concurso profissional de cabelo do mundo

São Paulo, 17 de junho de 2024 – Em continuidade à sua jornada no mundo virtual, L’Oréal Professionnel anuncia “Utopia” como o tema da nova edição de sua icônica competição global para profissionais cabeleireiros Style & Colour Trophy. Unindo tecnologia, criatividade e inovação, a marca convida hairstylists e artistas de imagens geradas por computador a criarem looks de cabelos inovadores, disruptivos e altamente criativos nos mundos real e virtual.

As inscrições para a etapa nacional já estão abertas, e seguem até o dia 07 de julho, por meio do site oficial do concurso. Os vencedores brasileiros das duas categorias, que participarão da semifinal global, serão anunciados durante a realização do L’Oréal PRO Summit, mega evento de L’Oréal Produtos Profissionais que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Utopia: Crie o cabelo do futuro

Seguindo sua estratégia de revolucionar a beleza do cabelo no mundo, L’Oréal Professionnel apresenta Style & Colour Trophy 2024, nova edição do maior concurso global para profissionais cabeleireiros, cujo tema, que tem como foco a tecnologia, é “Utopia”.

Abrindo portas para oportunidades criativas ilimitadas, a marca convida os candidatos a proporem looks de cabelos perfeitos, harmoniosos e bonitos, conectando os mundos real e virtual em benefício da autoexpressão. A expectativa para esta edição é que a competição supere as já impressionantes 100.000 inscrições registradas globalmente no ano passado.

Um júri de especialistas de alto nível

O júri global de 2024 do Style & Colour Trophy é composto pelas principais influências internacionais da indústria, entre as quais estão: Min Kim, Derick Monroe, Charlie Le Mindu e o artista de CGI (Computer Generated Imagery) Samy La Crapule. Juntos, eles avaliarão a criatividade e disruptividade das criações de imagens reais e geradas por computador realizadas pelos semifinalistas de cerca de 40 países participantes. Ao final da competição, os vencedores de cada categoria receberão o grande prêmio de 10.000 euros.

O novo avatar do Style & Colour Trophy, por sua vez, é resultado da combinação entre as expertises de Charlie Le Mindu e Samy La Crapule, que incorporaram virtualmente o símbolo da Utopia a fim de inspirar candidatos em todo o mundo.

“Estou muito orgulhosa de elevar a indústria profissional e revolucionar a beleza do cabelo por meio do nosso lendário concurso! O Style & Colour Trophy é um palco único para unir o mundo virtual e a vida real, ultrapassando os limites da expressão criativa em cabelos. No ano passado, mais de 100.000 candidaturas foram submetidas, cinco vezes mais que em 2022. A cada ano, mais e mais hairstylists e artistas de CGI se unem ao concurso para criar looks de cabelos ilimitados, atendendo à crescente necessidade de autoexpressão da Geração Z”, explica Anne Machet, Diretora Geral Internacional da L’Oréal Professionnel.

Style & Colour Trophy, o pilar de uma estratégia pioneira no mundo virtual

A competição global de L’Oréal Professionnel desempenha um papel fundamental em sua estratégia no mundo virtual, cujo início se deu há dois anos com foco nas identidades virtuais. Tal movimento, realizado de forma pioneira, justifica-se pela estimativa de que, em 10 anos, cada pessoa terá, pelo menos, entre 5 e 10 avatares.

Em novembro de 2022, L’Oréal Professionnel lançou uma coleção exclusiva de cabelos virtuais a fim de oferecer looks mais inclusivos e criativos para os jogadores. Os primeiros penteados para avatares foram apresentados na maior plataforma de avatares cross-game do mundo: Ready Player Me, um universo conectado compatível com mais de 4.000 jogos, plataformas e aplicativos.

No ano passado, a marca criou sua primeira identidade visual em 3D para a edição de 2023 do Style & Colour Trophy, além de abrir uma nova categoria para que artistas de imagens geradas por computador pudessem participar.

Fundamentando sua presença no universo ‘phygital’, L’Oréal Professionnel realizou a mais recente grande final global da competição no Roblox, plataforma de jogos com 40 milhões de usuários. Os looks criados dominaram o Fashion Famous, o moderno jogo de vestimentas, para anunciar os vencedores por meio de uma experiência única de votação, reunindo 3,6 milhões de visitas e alcançando 1,5 milhão de visualizações em sua watch party.

No total, 130.000 jogadores puderam votar em seu look de cabelo CGI favorito, criado a partir da maior competição profissional de cabelo do mundo, Style & Colour Trophy.

A competição

As inscrições para a etapa nacional do concurso já estão abertas, por meio do site oficial Style & Colour Trophy 2024. Como critérios de avaliação serão levadas em consideração, tanto para hairstylists quanto para artistas CGI, execução perfeita, criatividade e elevação.

Este ano, para potencializar a participação de artistas CGI brasileiros, L’Oréal Professionnel conta com o apoio da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV Rio. Alunos e professores do curso de graduação em Comunicação Digital estão trabalhando em suas submissões a partir da realização das disciplinas integradas de programação, ciência de dados e comunicação no laboratório ‘Cubo de Inovação’, cujo trabalho é dedicado ao estudo de aplicações de IA, realidade virtual, realidade aumentada, etc.

“O Style & Colour Trophy é uma oportunidade excepcional para desafiarmos nossos alunos a integrarem storytelling e IA na produção de penteados e, dessa forma, comunicar as potencialidades tecnológicas de um futuro que é, ao mesmo tempo, presente e utópico” afirma a Profa. Alessandra Maia, coordenadora do Cubo de Inovação da FGV Comunicação Rio.

Após a definição do finalista nacional – que no caso do Brasil será realizada durante o evento PRO Summit, em agosto -, os trabalhos serão direcionados para as Semifinais Globais, em que os júris definirão os seis finalistas de cada categoria para a Grande Final Global, sediada em Paris entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro.

A descrição completa dos termos e condições do concurso pode ser acessada no site oficial do concurso.

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Sobre L’Oréal Professionnel:

L’Oréal Professionnel é a marca profissional capilar pioneira no mundo. Somos a marca que une o pioneirismo tecnológico à expertise dos melhores profissionais do mercado para que eles possam responder aos desejos de todas as consumidoras. Criamos uma comunidade de cabeleireiros e consumidoras presente em mais de 65 países. Juntos aos nossos profissionais parceiros cocriamos produtos e serviços de alta performance desenvolvidos pelos laboratórios L’Oréal, sinônimo de tecnologia avançada.

Sobre a FGV

Sobre a FGV Comunicação Rio: Criada em 2022, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio) é pioneira no desenvolvimento do novo perfil de pesquisadores e profissionais que atuarão nos setores estratégicos de comunicação, mídia e informação de corporações, instituições públicas e organizações do terceiro setor. A FGV Comunicação Rio conta com professores altamente qualificados do Brasil e do exterior, método de ensino reconhecido internacionalmente, currículo inovador, laboratórios de ponta e experiências de networking e colocação profissional para os alunos. A escola prepara os alunos para as transformações atuais e futuras no mercado da Comunicação, a partir de um currículo que abrange: percepção inovadora das tendências na área da Comunicação; a relação interdependente entre teoria e prática; uma visão interdisciplinar da Comunicação; e análise aprofundada de dados e tecnologia.

Sobre o Grupo L’Oréal no Brasil

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.