O impacto dos influenciadores digitais no varejo

Os influenciadores já fazem parte de nosso dia a dia. Milhões de pessoas seguem estas pessoas dos mais diferentes segmentos, mas o uso dos influenciadores digitais no varejo tem transformado o marketing digital, num fenômeno destacado em um estudo global da plataforma MuseFind, citado pela revista Forbes.

 

O estudo revela que 92% dos consumidores confiam mais nesses profissionais do que na publicidade tradicional. Surpreendentemente, a confiança depositada nos influenciadores supera até mesmo aquela atribuída a celebridades endossando produtos. A capacidade de medir numericamente o engajamento das campanhas é outra vantagem dos influenciadores digitais, um recurso raramente disponível em publicidades convencionais de rádio e TV.

 

No cenário atual do varejo, os influenciadores digitais emergiram como uma força poderosa, atraindo grande interesse, principalmente entre a geração mais jovem. Esses profissionais, além de serem referências nas redes sociais, têm um papel crucial no crescimento de pequenas e médias empresas, proporcionando um canal inovador para envolver os consumidores.

 

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – destaca o potencial destes profissionais para impulsionar o desempenho no varejo. Devido à sua grande base de seguidores nas redes sociais, eles podem aumentar significativamente a visibilidade de produtos e marcas. Além disso, a lealdade e a segmentação do público aumentam a efetividade de suas mensagens.

 

Mesmo que contratar influenciadores de alto perfil possa estar além do orçamento de muitas pequenas empresas, o Sebrae reconhece o poder dos micro influenciadores. Estes podem proporcionar um impacto positivo significativo a um custo mais acessível. As empresas devem lembrar que um alto número de seguidores não garante necessariamente um grande engajamento, por isso é fundamental avaliar criteriosamente antes de contratar um influenciador. É recomendável que as empresas busquem agências de marketing de influência sem casting fixo, garantindo a escolha do influenciador que melhor atende às suas necessidades.

 

“Um benefício crucial de colaborar com influenciadores é a possibilidade de se analisar as métricas antes, durante e após a conclusão de uma campanha. Essas informações são vitais para informar futuras contratações ou até para determinar “embaixadores” (influenciadores permanentes) para uma marca. Assim, empresas podem maximizar seus esforços de marketing digital e atingir seu público de maneira mais eficaz”, ressalta Allex M. Baptista, fundador Ada Influencers e CEO da IMMakers 4DS