• Home »
  • Destaques »
  • Citroën Realiza Sua Primeira Venda de Carro No Mundo Por Meio De Um Chatbot

Citroën Realiza Sua Primeira Venda de Carro No Mundo Por Meio De Um Chatbot

Assistente virtual chamado “Jean” foi o responsável por iniciar o processo de pré-venda do Novo SUV Citroën C4 Cactus no site da marca

A Citroën confirmou sua primeira comercialização de um automóvel intermediada por meio de um chatbot – assistente virtual que simula uma conversa humana – no mundo. O robô, chamado Jean, foi a responsável por levar um cliente brasileiro ao site de pré-reserva do Novo SUV C4 Cactus. O processo começou com o auxílio do bot no Facebook Messenger, que conduziu o cliente até o site de pré-reserva da Citroën, onde a transação foi concluída após o pagamento de um sinal.

O dispositivo foi desenvolvido pela Citroën do Brasil em parceria com empresa de tecnologia Smarters e a BETC/Havas – especificamente para o lançamento do Novo modelo no País – com o objetivo de possibilitar o atendimento contínuo dos consumidores em qualquer horário ou dia, além de apresentar os principais atributos do veículo e conduzir o cliente ao portal da Marca. Como uma espécie de consultor de vendas, a ferramenta se baseia no uso da inteligência artificial para responder de forma assertiva questões relacionadas ao design, tecnologia, conforto, segurança, localização de concessionárias, test-drive e demais assuntos atrelados a compra do C4 Cactus.

O chatbot ainda permite usar o Messenger para enviar respostas customizadas para cada perfil de usuário e estabelecer conversas em linguagem natural (como uma pessoa faria), por meio do uso de uma tecnologia de compreensão de textos conhecida como NLP – Natural Language Processing. “Assim como o Cactus é inspirado pela vida e atitude das pessoas, desenvolvemos uma ferramenta para tratar cada cliente como único, ao mesmo tempo em que ela auxilia o consumidor a fazer a compra de qualquer local, dia ou horário, mesmo em uma grande escala de demanda”, explica Alessandra Souza, Diretora de Desenvolvimento do Negócio Peugeot/Citroën.

Ela lembra que o bot, a cada interação, amplia o seu repertório e apreende diferenças e sutilezas da comunicação humana, incluindo emojis, expressões, tons, emoções, regionalismos, abreviações, coloquialismos e até erros de escrita. “A ideia deste processo é deixar o atendimento cada vez mais personalizado, motivado pelo o que o cliente precisa e quer saber. Deste modo, entregamos em todos os pontos de contato a promessa de Marca inspirada pela vida e atitude das pessoas. Esta customização se reflete no próprio Novo SUV, que oferece 14 opções de personalização”, revela Alessandra.

Projeto global do Groupe PSA – liderado, desenvolvido e produzido na América Latina –, o SUV Citroën C4 Cactus chega em outubro à rede de concessionárias da Marca combinando design, tecnologia e conforto, além de representar com exatidão a nova assinatura “Inspired By You”.

NOVO CAMINHO

Apesar da possibilidade de comercialização de um carro via bot ter se tornado uma ideia bastante recorrente e comentada entre os entusiastas das novas tecnologias, a primeira venda por este tipo de dispositivo confirmada pela Citroën abre oficialmente um novo caminho em uma indústria tradicionalmente conservadora como a automotiva. “Estas novas formas de relacionamento com o cliente irão influenciar também a relação com as concessionárias. Os serviços de pós-venda que elas oferecem é que serão o grande diferencial competitivo”, analisa a executiva.

Segundo ela, um exemplo desta tendência é o programa Citroën & Você, conjunto de compromissos concebido para superar as expectativas de um consumidor bastante racional nas suas escolhas e que não tem tempo a perder. O programa de pós-venda inclui revisões no mesmo dia e com preço fixo, disponibilização de veículos reservas e desconto para carros antigos, além de verificações de água e óleo gratuitamente e check-up, calibragem e rodízio de pneus gratuitos também em toda a rede da marca.

A marca Citroën

Gerando otimismo desde 1919, a Citroën se distingue pela sua criatividade e audácia. Valores que coloca a serviço do bem-estar de seus clientes, fornecendo respostas novas para as perguntas de cada época. Hoje, a Citroën está se reinventando com modelos que concentram seus valores no design, no conforto e na inteligência tecnológica, mas também com uma Experiência Cliente fluida e transparente, à imagem de seu site de opinião on-line Citroën Advisor. A Citroën tem hoje 10.000 pontos de Venda e Pós-vendas em mais de 80 países e cerca de 1,1 milhão de veículos vendidos em 2017. Além disso, é dona de oito títulos de Campeã Mundial de Construtores no WRC e de três títulos consecutivos de Campeã Mundial de Construtores no WTCC.

Sobre a BETC/Havas

Fundada na França em 1994, a BETC é uma das maiores e mais premiadas agências do mundo. Com escritórios em Paris, Londres e Los Angeles, chegou a São Paulo em 2014. A unidade brasileira, que em 2017 passou a atuar sob a bandeira BETC/Havas após fusão com a Havas Worldwide, é presidida pelo sócio e fundador Erh Ray, à frente de uma equipe multidisciplinar que atende os clientes Citroën, Dzarm, Fundação Pró-Sangue, Hering, Hershey’s, Jequiti, LVMH, MASP, Parmalat, Pão de Açúcar, PepsiCo, Peugeot, TrendFoods e Reckitt Benckiser.