Coca-Cola se dirige à Geração Z em nova campanha da FCB África
A mais recente iniciativa global da agência utiliza a cultura do “meme” e o compartilhamento social para dar mais energia a públicos contemporâneos
A unidade de negócios da Coca-Cola no Sudeste Asiático lançou sua mais nova iniciativa voltada aos adolescentes, com uma nova campanha das agências da FCB África: FCB Joburg (estratégia) e FCB Cape Town (criação).
A campanha, intitulada “Jig”, incentiva os jovens de todo o mundo a entrar na dança da Coca, mostrando a bebida como um antídoto para a “fadiga pós-almoço” da Geração Z.
A campanha se baseia em um vídeo musical, que abre com um grupo de amigos sentados em uma cafeteria. Todos estão bebendo Coca-Cola bem gelada, menos um garoto, que claramente está lutando contra a “moleza do meio da tarde”. Quando uma amiga abre a tampa de uma garrafa de Coca-Cola bem na sua frente, o garoto acorda, toma um gole e imediatamente se levanta para fazer a dancinha do “jig”. Esse momento é gravado e compartilhado, e o meme se espalha por todo o mundo em questão de segundos, fechando o ciclo até chegar ao celular do garoto que acabou de fazer a dança.
“O mais importante era que a campanha fosse relevante para o público-alvo da Coca-Cola: adolescentes, a geração que sempre está com a cabeça baixa mexendo no smartphone, sempre conectada e sempre buscando alguma coisa nova para compartilhar nas redes sociais”, declarou Pratik Thakar, diretor de conteúdo criativo e excelência em design da Coca-Cola Company Ásia.
“Por isso, o lançamento do comercial se inspira na velocidade com que qualquer conteúdo visual e divertido pode se tornar viral. Em um momento, você está apático e com sono. No outro, está bebendo Coca-Cola, de pé e animado. Em seguida, o meme que sua amiga compartilhou alcança um milhão e meio de compartilhamentos. Esse é o poder do antídoto Coca-Cola”, explicou.
O objetivo de “Jig” é reforçar ainda mais a posição da Coca-Cola como uma bebida para consumir à tarde. Embora os adolescentes sejam o público principal da campanha, qualquer pessoa que precisar de energia para lutar contra a “moleza” vai encontrar inspiração no comercial de 60 segundos.
“Em resumo, a Coca-Cola Company queria uma nova campanha para a Coca-Cola, no intuito de posicioná-la como o antídoto para a preguiça e o cansaço que geralmente afetam as pessoas à tarde”, afirmou Thakar. “A campanha tinha que mostrar isso – desde a abertura da tampa no início, o chiado do gás escapando até o barulho do gelo estalando: o sabor único e delicioso da Coca-Cola tem o poder de revigorar até mesmo a pessoa mais sonolenta”.
A campanha totalmente integrada ficará no ar de 8 a 12 meses em mercados centrados no consumidor, incluindo a região do Cáucaso, Rússia e Ásia Central (CIS), Pan-África, Turquia e Sudeste Asiático (Filipinas, Vietnã, Cingapura/Malásia, Camboja, Mianmar, Tailândia e Indonésia), além de outros mercados ao redor do mundo.
“Este foi um incrível voto de confiança na capacidade estratégica e criativa da FCB África”, disse o CEO do Grupo e diretor-chefe de criação, Brett Morris. “Parabéns à agência de Johanesburgo por ter acertado com a estratégia e à FCB Cape Town, que fez um excelente trabalho criativo. É muito bom ver uma campanha da FCB África ganhar o mundo”.