• Home »
  • Destaques »
  • Cielo estreia posicionamento de marca com campanha “Empreendedores Fantásticos”

Cielo estreia posicionamento de marca com campanha “Empreendedores Fantásticos”

Criados pela Y&R em parceria com a Wunderman, mais de dez filmes apresentam a nova Cielo e concretizam o posicionamento “Máquina de ideias”; companhia inova e lança videoclipe musical.

A Cielo, empresa de tecnologia e serviços para o varejo, líder em pagamentos eletrônicos na América Latina, voltou à mídia no último sábado (16) com filmes inéditos que materializam o novo momento da sua história e trazem o cliente, empreendedor, como protagonista máximo – em papéis fantásticos.

Assinada pelas agências Y&R e Wunderman, a campanha 360° “Empreendedores Fantásticos” entra em veiculação na TV aberta e fechada e, pela primeira vez, simultaneamente em todos os canais digitais da marca, com mais de dez filmes ao todo. Por meio de personagens fantásticos que retratam os diferentes perfis de clientes atendidos pela companhia – a dona de restaurante “Morgana”, o empresário do ramo de roupas de cama “Almado”, o dono de um posto de gasolina e de uma loja de autopeças “Frank”, entre outros –, os filmes mostram por que o diversificado portfólio de produtos e serviços da Cielo pode mover qualquer negócio para o novo, como uma verdadeira máquina de ideias – apresentando a nova assinatura da marca.

Os números do projeto são grandiosos: foram 14 diárias de preparação e sete diárias de filmagem, em mais de 220 horas de produção; oito locações espalhadas pela capital paulista; 124 atores e uma equipe de apoio de 120 pessoas.

“A Cielo é uma empresa naturalmente inquieta e o setor de meios de pagamento está se transformando. Entendemos que é nosso papel levar a categoria adiante. Não basta aceitar cartão – queremos provocar o mercado em termos do que ele pode oferecer ao empreendedor. Da mesma forma, a campanha é um marco para a Cielo e para a comunicação do segmento”, afirma Duda Bastos, diretora de marketing da companhia.

Máquina de Ideias

Promoção direto na máquina com o Cielo Promo, raio-X do negócio dos clientes com o Cielo Farol, acompanhamento das vendas com o Aplicativo Cielo, pagamento em sua própria moeda para estrangeiros com o Conversor de Moedas, resgate de prêmios com o Programa Cielo Fidelidade e soluções de pagamento na internet com o Cielo e-Commerce, o Checkout Cielo e a Loja Virtual Cielo. Essas são algumas das ideias que completam o portfólio da companhia para o varejo, ilustradas nos filmes.

“Queríamos mudar o tom da conversa e ir além do tradicional discurso usado pela nossa categoria, com uma linguagem de comunicação que, além de ser mais próxima das pessoas, as desafiasse a enxergar uma Cielo diferente, além do pagamento. Para conseguir traduzir esse momento, apostamos em um formato totalmente inovador, irreverente e arrojado, que coloca o sucesso dos ‘empreendedores fantásticos’ como protagonista da campanha”, conta Duda.

De acordo com Jorge Iervolino, diretor de criação da Y&R, para ilustrar o potencial que os produtos e serviços da Cielo têm de alavancar o negócio de seus clientes, a agência apostou em uma linguagem lúdica, representada por personagens que são especialistas em seu ramo de atuação. “Muito além da máquina, o foco deste novo conceito da marca está nas pessoas, na busca da empresa em oferecer e desenvolver soluções para ajudar os empreendedores a colocar seus negócios em movimento, independentemente do tamanho ou segmento”, explica o criativo. “Acreditamos na força da campanha, principalmente porque ela traduz a inquietude da Cielo. Nenhum negócio nasceu para ficar parado e nós queremos contagiar nossos clientes com esse mesmo sentimento. Quem não precisa de empresários criativos em um momento como esse?”, pontua a diretora de marketing da Cielo.

Personagens

Em um dos filmes para a televisão, a dona de restaurante “Morgana” (https://youtu.be/1DAIggnaCRU) é uma feiticeira que destaca a força das soluções da Cielo para impulsionar seu negócio. No outro, “Frank” (https://youtu.be/KEEHk-OMu-E), o dono de um posto de gasolina e de uma loja de autopeças brinca com uma montagem de carros customizados à la “Frankenstein”. Já “Almado”, um fantasma carismático, é empreendedor de uma loja de cama, mesa e banho.

Na internet, outros cinco filmes detalham as histórias dos empreendedores fantásticos e como os serviços da marca contribuem para o sucesso do negócio. Lá, além dos três personagens já conhecidos da televisão, o público será apresentado a “Gabriel”, cupido dono de uma floricultura, e a “Egydio”, uma múmia especialista em antiguidades.

A criação da campanha foi buscar ainda inspiração nos musicais: os personagens se reúnem em um videoclipe (https://youtu.be/j_tFiWlj1wA), com pouco mais de dois minutos de duração, assinado pela agência Wunderman. O filme vai ao ar na internet e na televisão. Nas cenas, todos os atores aparecem cantando.

Para aumentar a interação da Cielo com os comerciantes e disponibilizar todas as informações da campanha, a agência também desenvolveu um hotsite com todos os detalhes do portfólio apresentado nos filmes – www.cielomaquinadeideias.com.br – e criou perfis para os cinco personagens protagonistas dos filmes no Twitter. Além de interagir com o público, eles vão atuar como consultores virtuais, esclarecendo eventuais dúvidas sobre os produtos e serviços da Cielo.

“A Cielo está consolidando sua presença digital e esse é o grande marco. Desenvolvemos uma verdadeira plataforma de comunicação com conteúdo específico para cada canal, pensado de acordo com as características de cada um para potencializar nossos resultados”, explica Caio Bamberg, diretor de atendimento da Wunderman. “Temos a fase de awareness do videoclipe, que vai impactar milhões de lojistas com uma segmentação via mídia programática, e uma entrega inteligente dos filmetes via remarketing, ampliando o entendimento de cada um dos produtos da campanha. Tudo isso para introduzir de forma lúdica e simples os produtos e serviços inovadores que colocam a Cielo à frente da concorrência”, acrescenta Bamberg.

A campanha para TV foi criada por Christian Fontana, Celso Alfieri e Kleyton Mourão, com direção de criação de Jorge Iervolino. A campanha digital tem criação de Adriano Abdalla Fernando Tomeu, Danillo Ferrari, Luis Paulo Andrade, Lucas Santos, Igor Freitas, Zé Ricardo Novoa e Camila Piagge, com direção de criação de Fernando Tomeu, Joao Paulo Martins (JP) e Paulo Sanna. A produção é da Pródigo, com direção de cena de André Godoi nos comerciais para TV, e de Laga Villanova no videoclipe e produções para internet.

Música – Videoclipe “Empreendedores Fantásticos”

[Frank]

Se você quer autopeça
Meu amigo motorista
Na minha loja tem de tudo
Eu sou o especialista
Com suporte da Cielo
Fiz a loja virtual
Frank peças na internet
Tô moderno e atual

A Cielo/ é mais do que passar cartão
É uma máquina de ideias e de inovação

[Gabriel]

Um buquê para presente
Rapidinho eu vou montar

Por essa floricultura
Você vai se apaixonar
Cada arranjo que eu vendo
É uma felicidade
Troco os pontos pelos prêmios

Do Cielo Fidelidade

A Cielo/ é mais do que passar cartão
É uma máquina de ideias e de inovação

[Morgana]
Meu restaurante tá bombando,

A minha Cielo também

Converto a conta para dólar, euro, peso e até yen

Quem vem de segunda a sexta
Tem desconto de montão
Nem precisa de carimbo
Cielo Promo é a solução

A Cielo/ é mais do que passar cartão
É uma máquina de ideias e de inovação

[Egydio]

Posso até ser enrolado
Mas garanto que eu aguento
Quando o assunto é antiguidade
Ninguém tem o meu talento
O aplicativo da Cielo mostra toda transação
No Brasil ou no Egito
Minha loja é a sensação

A Cielo/ é mais do que passar cartão
É uma máquina de ideias e de inovação

[Almado]
Meu produto faz sucesso
Nesse mundo e no além
Na minha loja não tem susto
Tô vendendo muito bem
O domingo aqui é forte
O que eu mais vendo é lençol
O raio-x do meu negócio
É com o Cielo Farol

A Cielo/ é mais do que passar cartão
É uma máquina de ideias e de inovação

FICHA TÉCNICA – Y&R
Cliente: Cielo S.A
Produto: Institucional
Títulos: “Morgana”, “Almado” e “Frank”
Duração: 30”
VP de Criação: Rui Branquinho
Dir. Criação: Jorge Iervolino
Redator: Christian Fontana
Dir. Arte: Celso Alfieri e Kleyton Mourão
Atendimento: Marcello Penna, Leonardo Balbi, Alessandro Cardoni, Helena Brant, Fernanda Ricci, Bruna Lauer, Danielle Shimba.
Cliente: Duda Bastos, João Bell, Natalia Garutti e Felipe Zulato.
Planejamento: David Laloum, Paulo Vita, Mariana Teixeira e Yudi Nakaoka.
Mídia: Gustavo Gaion, Inajá Ramos, Rafael Leal, Tatiane Silverio e Gabriel Sattim.
RTVC: Nicole Godoy e Camila Naito
Produtora Filme: Prodigo Films
Direção: André Godoi
Direção de Fotografia: Ralph Strelow e Juliano Lopes
Direção de Arte: Fabio Goldfarb
Produção Executiva: Francesco Civita
Atendimento produtora: Chico Pedreira, Tatiana Cinelli e Claudia Rocha
Montagem: Marcelo Junqueira
Pós-produção/finalização: Prodigo Films/ClanVFX
Produtora de som: A9 Áudio
Produtor de som: Equipe A9
Atendimento: Guta Lima
Locutor: Renato Castro
Data de produção: Julho/ 2016

FICHA TÉCNICA – Wunderman
Cliente: Cielo S.A.
Produto: Institucional
Agência: Wunderman
Título: “Empreendedores Fantásticos”
VP de criação: Paulo Sanna
Direção Geral de Criação: Adriano Abdalla
Direção de Criação: Fernando Tomeu, Joao Paulo Martins (JP)
Direção de Arte: Fernando Tomeu, Danillo Ferrari, Luis Paulo Andrade, Lucas Santos, Igor Freitas
Redação: Adriano Abdalla, Zé Ricardo Novoa e Camila Piagge
Atendimento: Caio Bamberg, Fabrisia Kuntz e Gabriella De Nicola
Planejamento: Reinaldo Quinto
Mídia: Fabio Saad, Juliana Silvestrini e Fernanda Melo
Tráfego: Shirley Freitas
RTVC: Mônica Andrade
Direção: Laga Villanova
Assistente de direção: Juliana Cretella
Direção de Fotografia: Pepe Mendes
Direção de Arte: Fabio Goldfarb
Montagem: André Dias
Pós-produção: Prodigo Films/ClanVFX
Finalização: Georges Sakamoto – Prodigo Films / ClanVFX
Produtor Executivo: Francesco Civita
Atendimento produtora: Chico Pedreira, Tatiana Cinelli e Claudia Rocha
Produtora de Áudio: A9 Áudio
Maestro/Produtor: Equipe A9
Atendimento: Guta Lima
Finalização: Equipe A9
Locutor: Renato Castro
Aprovação do cliente: Duda Bastos, João Bell, Natalia Garutti e Felipe Zulato.
Data de produção: Junho/2016