Fiat lança MOBI com campanha integrada

Modelo traz conceito de movimento e chega para impactar mercado dos compactos

Lançamento da Fiat, o MOBI apresenta um novo modo de se mover pela cidade, unindo versatilidade, inovação e tecnologia em um carro moderno e democrático. Todas essas características, aliadas à força da marca Fiat, criaram um modelo compacto exclusivo, com opcionais inéditos para a categoria e que chega para movimentar o mercado.
“Para a campanha de lançamento do MOBI, a Fiat reuniu um time de agências, que desenvolveu uma linha criativa que tem como foco o movimento, tanto das pessoas, como das ideias, da vida em geral. Então, os filmes e ações criados para o MOBI acompanham as tendências mais recentes e a nova forma com a qual o consumidor se relaciona com o mundo”, afirma João Batista Ciaco, head de brand marketing communication da FCA.

Pré-lançamento

A Leo Burnett Tailor Made assina a linha conceitual de toda a campanha. Para o pré-lançamento do carro, a agência criou uma série de 6 filmetes, que inovou ao trazer a linguagem de GIF da internet para a televisão. Nesses vídeos de 10 segundos, imagens modernas e urbanas trouxeram um teaser de MOBI, sem mostrar o carro, convidando o telespectador a conhecer o site voce.mobi. No portal, um texto manifesto explicava o movimento e pedia que os interessados em conhecer mais se cadastrassem para receber informações.

Na TV

Na sequência, no dia 14 de abril, estreia em rede nacional, o filme MOBI. Com uma versão exclusiva de “I like to move it” do Reel 2 Real, o comercial da LBTM traz o conceito de movimento para mais próximo dos consumidores, apresentando pessoas em movimento na rua, correndo, dançando, andando de skate, nadando, se locomovendo de bike e de carro, enquanto mostra o Mobi e seus features como retrovisor elétrico com tilt down, volante multifuncional, retrovisor com câmera de ré, central multimídia Mopar e chave com telecomando.

 

Nas redes sociais

Para as redes sociais, a Pereira & O’Dell, agência responsável pela comunicação da Fiat nesses canais, inspirou-se na cobertura de grandes eventos televisionados para criar uma transmissão especial ao vivo do lançamento do modelo. No Live Studio do MOBI, direto do Ibirapuera, o blogger Hugo Gloss e os atores Felipe Titto, Giovanna Ewbank e Lucas Lucco estarão mostrando em detalhes o carro e o evento através do Live, no Facebook. Na sequencia ao evento, um test-drive especial ao vivo com influenciadores também vai acontecer via fanpage da Fiat.
Além disso, uma série de conteúdos especiais, explorando a versatilidade de uso do MOBI vai invadir os canais da Fiat. O conteúdo, amplamente segmentado, atingirá os diversos públicos de consumo do carro com peças específicas para cada um.

Digital

A Isobar transformou o lançamento numa experiência completa para quem acompanhou pela web. O expectador pode interagir com o evento, podendo escolher entre assistir a live no YouTube ou acompanhar a mesa de comentaristas que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da marca. Além disso, o consumidor também teve acesso pelo Instagram aos bastidores do evento com fotos e vídeos dos convidados e executivos da Fiat. No Twitter, os usuários puderam fazer perguntas usando a #MOBI. Algumas perguntas selecionadas foram respondidas em vídeo por um expert da montadora no espaço “Fiat Responde” no site da marca – veja aqui.
Além disso, a agência também criou a ação MONTE SEU MOBI. Nesta, o consumidor terá acesso a uma sequência de vídeos no YouTube que simulará o portal da Fiat “Monte seu carro”. O usuário terá a opção de incluir e excluir features, alterar a cor e mudar a versão. – Veja aqui

CRM e PDV

Assinada pela Sunset, a campanha de CRM convidou uma base de clientes, por e-mail, a assistirem ao lançamento do MOBI via streaming. Mensagens que falarão dos benefícios do carro, de seu design e de sua avançada tecnologia serão enviados para consumidores em potencial.
Já a comunicação no ponto de venda foi criada pela The Marketing Store que produziu diversos materiais para o lançamento do Fiat MOBI nas concessionárias de todo o Brasil.
Licenciamento
Para contemplar os fãs da marca, a Fiat desenvolveu nova linha de merchandising e licenciamento com o DNA do MOBI. Urbana, a coleção traz mais de 50 peças e acessórios pensados para o dia-a-dia corrido dos grandes centros urbanos. Fabricada com matérias-primas de altíssima qualidade, a coleção é composta por polos, bermudas, camisetas, moletons, vestidos, calças, tênis, mochilas, relógios e outros acessórios e estará disponível no e-commerce Fiat Fashion (http://fiatfashion.com.br/) e em lojas especializadas de todo o Brasil a partir de maio.

Fichas Técnicas:
TV
Produto: Mobi
Anunciante: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil LTDA.
Co-presidente e Diretor Geral de Criação: Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made)
Diretor de Criação: Alessandro Bernardo e Vinicius Stanzione (Leo Burnett Tailor Made)
Diretor de Arte: Marco Mattos (Leo Burnett Tailor Made)
Redator: Bruno Godinho (Leo Burnett Tailor Made)
RTV: Celso Groba e Maria Fernanda Moura (Leo Burnett Tailor Made)

Atendimento: Denise Millan, Cintia Mourão, Katia Simonato, Giovanna Rodrigues e Manuela Ceragioli (Leo Burnett Tailor Made)

Mídia: Fernando Sales, Daniela Franco, Gabriel Andrade, Fernando Bombonatti, Nathalia Silva e Rafaela Saghabi (Leo Burnett Tailor Made)

Planejamento: Tiago Lara, Gustavo Zilles, Rafael Camilo, Joana Dambros, Lucas Franco e
Stela Sotrati (Leo Burnett Tailor Made)
Artbuyer: Stella Crippa e Mauro Moura (Leo Burnett Tailor Made)
Aprovação: João Ciaco, Malú Antônio, Sarah Albuquerque e Karin Betz. (FIAT)

Produtora de Filme: Domo Produções
Título: MOBI LANÇAMENTO e MOBI FEATURES
Duração: 1×60” + 3×30” + 4×5”
Direção: Filip Tellander e Carlos Grubber
Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove
Diretor de Arte: Thays Leite

Montagem: Filip Tellander / Rami D’Aguiar

Produtora Executiva: Karin Stuckenschmidt
Pós-produção: Mosh Post
Atendimento produtora: Hwira’ti Gibin
Finalização: Mosh Post

Produtora de Som: A9 Áudio
Diretor Artístico: Equipe A9
Produção: Equipe A9
Atendimento: Marcelinho Romero

Digital
Chief Creative Officer: Fred Saldanha / Eduardo Battiston
Diretor de Criação: Douglas Kozonoe
Redatores: Ricardo Diniz, Alexandre Freire
Diretor de Arte: Thiago Grossi, Maicon Pinheiro
Design Director: Renato Campana
Designer: Danilo Rodrigues, Marcos Balbino e Rodrigo Barbosa
Programação Web: Julio Sgarbi
Creative Technologist: Chico Adelano
UX Designer: Tiago Furquim e Felipe Coletti
Artista 3D: Fabricio Lucio Ribeiro
RTV: Regina Shnaider e Lucca Minelli
Atendimento: Cláudio Souza, Ernane Melo, Isabela Pereira, Mariana Nanes e Ana Beatriz Goulart
Gestão de Projeto Digital: Maurício Lulli, Laisa Medeiros e Ana Luisa Cerqueira
Mídia: Rose Campiani, Roberta Queiroz, Patricia Silva e Jéssica Cunha
Planejamento: Renata Bokel, Pedro Thompson, Lia Cattassini e Larissa Baccos
Métricas: Caetano de Lacerda, José Guilherme Machado, Evandro Damião e Rodolfo Souza
Tecnologia: Rodrigo Navarro e Sergio Bernardes Suematsu
Aprovação Cliente: Stefan Ketter, João Ciaco, Malú Antônio, Renata Carazza, Karin Betz e Debora Dauanny

Redes Sociais
Agência: Pereira & O’Dell
Cliente: Fiat
Produto: Mobi
Presidente: Marcio Callage
VP de Criação: Sophie Schonburg
Head of Art: Pedro Zuccolini
Criação: Fabrício Pretto e Rogério Chaves
Diretora de Atendimento: Cláudia Schneider
Diretora de Núcleo: Mah Lemos
Atendimento: Mariana Franco, Mariana Pacheco e Leonardo Renesto
Diretor de Mídia: Silvio Calissi
Mídia: Adriano Souza, Guilherme Gonçalves e Luiza Valenti
Diretora de Conteúdo: Anna Martha Silveira
Conteúdo: Bibiana Saldanha
PR Digital: Thays Almendra
CSO: Ana Cortat
Planejamento: Leandro Thot e Fernando Prado
RTVC: Juliana Tangary, Marina Pimentel e Marcella Pappiani