• Home »
  • Destaques »
  • ONU Mulheres e parceiros lançam campanha #CarnavalElesPorElas para mostrar que a diferença entre o assédio e a paquera está no respeito

ONU Mulheres e parceiros lançam campanha #CarnavalElesPorElas para mostrar que a diferença entre o assédio e a paquera está no respeito

“Respeita as mina. É simples.” é o slogan de campanha da Heads para o movimento ElesPorElas HeForShe nesse Carnaval. Inspiradas em movimento criado pelo Governo da Bahia, as mensagens evidenciam que não há justificativa para a violência contra as mulheres – a responsabilidade do assédio nunca é da vítima, mas sim do assediador


A ONU Mulheres, com o suporte do Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe, anuncia a campanha “Respeita as mina. É simples.” O slogan é inspirado no movimento criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, do Governo da Bahia, e tem o objetivo é alertar os foliões sobre o problema do assédio sexual no carnaval, que aumenta significantemente no período. Em 2017, o crescimento no número de denúncias chegou a 90%. Foram 2132 atendimentos registrados pela Central de Atendimento da Mulher (disque 180) apenas nos quatro dias de Carnaval. Muitos desses casos são consequência de uma cultura em que os homens não escutam as mulheres.

A campanha foi criada pela agência Heads e está sendo viabilizada com o apoio do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Brasília Cidadã, do Metrô-DF, do Metrô-SP, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, e o patrocínio da Atento, da Avon, e da Itaipu Binacional. Este ano, a ação fará parte do movimento global de solidariedade pela igualdade de gênero ElesPorElas HeForShe para falar diretamente com os homens e mostrar que a responsabilidade do assédio nunca é da vítima, mas sim do assediador.

A ONU Mulheres espera provocar uma reflexão dos homens sobre suas atitudes e comportamentos durante as festividades, para que a cultura do assédio não seja reproduzida, normalizada ou tolerada. “O Carnaval é um momento de diversão para todas e todos, mas infelizmente a realidade é que os espaços ainda não são seguros para que as mulheres possam se divertir sem medo de violência. Para tanto, é preciso que os homens abandonem comportamentos nocivos que perpetuam a violência e isso requer que eles respeitem as mulheres”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

Com frases simples, a campanha mostra que os homens não podem julgar o comportamento das mulheres e nem tomar atitudes que contrariam suas vontades. As frases evidenciam que a mensagem é óbvia e que não cabem outras interpretações pelos homens: “Se a mulher disse não para você, significa que ela disse não para você”; “Se a mulher veste roupas curtas, significa que ela está querendo vestir roupas curtas”; “Quando a mulher falar que vai pedir o taxi para ir embora, significa que ela vai pedir o taxi para ir embora”; “Quando a mulher falar que quer curtir a festa com as amigas, significa que ela quer curtir a festa com as amigas.”; “Quando a mulher diz que não quer beijar você, significa que ela não quer beijar você”; “Quando a mulher está rebolando até o chão, significa que ela está querendo rebolar até o chão.”

O objetivo dessas mensagens é provar que assédio não é paquera, e que a diferença entre as duas abordagens é o respeito. Se a resposta da mulher não foi respeitada ou se ela não concedeu a aproximação, a abordagem é assédio sexual. Este já é o terceiro ano que a ONU Mulheres promove uma campanha no período do Carnaval visando a conscientizar os foliões e foliãs sobre a necessidade de combater a violência sexual.

Divulgação da campanha:

Os pôsteres e vídeos de animação serão veiculados em mídias digitais em todo o Brasil e em mídias outdoor em diversas cidades. Com o objetivo de atingir um grande público, foram firmadas parcerias com o Metrô-DF, o Eletromídia, o Elemídia, MAM, Globo.com, JCDecaux para a exibição dos materiais em espaços publicitários de transportes públicos. (talvez TV Globo também) A campanha também poderá ser vista nos ônibus turísticos da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Todos os materiais da campanha também estarão disponíveis para download no site da ONU Mulheres e nas redes sociais.

FICHA TÉCNICA

Cliente: ONU Mulheres

Anunciante: He For She

CCO: Rynaldo Gondim

CEO: Erick Machado

Diretor de Criação:  Kike Borell

Redator:  Bruno Pereira

Diretor de Arte:  Eduardo Vares

Atendimento:  Bruna Lobato e Julia Teixeira

Gerente de Projetos:  Fernanda Menge e Marina Figueiredo

Planejamento: Ira Finkelstein e Isabel Aquino

Mídia:  Felipe Zétola e Alexandre Hipólito

RTV:  Fabiano Proença

Ilustrador: Giulia Bianchi

Produtor digital: Gimpa

Produtor gráfico: Marcelo Santos

Produtora de Som: Cabaret

Maestro: Andre Henrique

Produtor: Lucas Comparato

Atendimento: Ingrid Lopes

Locutor: Maria Stein

 

Hashtags:

#CarnavalElesPorElas #ElesPorElas #HeForShe

 

Sobre o movimento ElesPorElas HeForShe:

Criado pela ONU Mulheres, o movimento de solidariedade pela igualdade de gênero ElesPorElas HeForShe oferece uma abordagem sistemática e uma plataforma global pela qual toda as pessoas podem se envolver e se tornar agentes de mudança para alcançar a igualdade de gênero. O movimento convida homens e meninos a se envolverem no movimento das mulheres como parceiros iguais, criando e implementando uma visão compartilhada da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade. Todas as pessoas, independente do sexo ou gênero, são convidadas a assinar o compromisso e buscar maiores informações pela plataforma online www.ElesPorElas.org

 

Sobre o Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe:

Sob a liderança no escritório da ONU Mulheres no Brasil, o Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe é composto por 20 representantes de governos, empresas, universidades, sociedade civil, mídia e homens públicos. Os membros do Comitê colaboram para o movimento ElesPorElas HeForShe, atuando como impulsores por meio da promoção de ações e do compartilhamento de experiências e atividades de impacto para ampla mobilização de brasileiros e brasileiras. São eles: Avon, GNT, Heads, Itaipu Binacional, KPMG, Renault, PwC, Unilever, Tupperware, Twitter Brasil, APMP Mulher, CNM, Frente Nacional dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, SPM-PR, USP, AMVB, AMNB, Instituto Papai, Papo de Homem e Promundo.

 

Siga a ElesPorElas nas redes sociais:

www.Facebook.com/ElesPorElasHeForShe

www.Instagram.com/ElesPorElasHeForShe

www.Twitter.com/ElesPorElas