Artplan transforma Metro Jornal em câmera fotográfica

  Em meio ao universo tecnológico do século XXI, cada momento do dia, cada paisagem ou situação inusitada são registrados por olhares de uma câmera fotográfica, seja ela profissional, amadora ou smartphone. Este momento ganha ainda mais relevância e impacto quando o acesso a esses equipamentos se torna democrático e de fácil acesso a todos. Com este conceito, a Artplan transformou a sobrecapa do Metro Jornal desta terça-feira, 19, em uma Pinhole, máquina fotográfica sem lente.

A ação teve como objetivo comunicar o Metro Photo Challenge e os vencedores da edição de 2017 do concurso de fotografia do Metro Jornal no Brasil e em todo mundo, além de incentivar a participação para o concurso de 2018. “Partimos do conceito de que no concurso global de fotos mais democrático do mundo, até quem não tem câmera pode usar o jornal para criar a sua e participar. ”, afirma Zico Farina, Diretor de Criação da Artplan.

A comunicação contemplou sobrecapa publicitária na cidade de São Paulo. Para divulgar a ação também foram produzidos dois filmes: em um deles, um fotógrafo profissional e um “não fotógrafo” foram convidados a montar uma Pinhole e realizar os melhores cliques com esses equipamentos. O resultado pode ser conferido nas redes sociais do jornal. O outro filme contempla um tutorial de como montar sua própria Pinhole.

O Metro Jornal é distribuído gratuitamente em mais de 21 países, atingindo um público estimado em mais de 16 milhões de pessoas.

FICHA TÉCNICA

Agência:  Artplan

Cliente: Metro Jornal

Filme: Pinhole

Diretor de Criação:  Zico Farina

Criação: Carlos Augusto Asanuma, Caique Nóbrega e Thiago Botini

RTVC: Patricia Oliva, Karoline Justino

Artbuyer e Gerente de Projeto: Vivian Tomaz

Diretor Geral de Atendimento: Eduardo Megale

Atendimento: Andressa Fernandes, Amanda Alves

Produtora: Videocubo

Direção, produção e pós: Diogo Dias de Andrade

Motion design: Luis Henrique Vilani de Oliveira

Direção fotografia: Anderson Capuano

Arte/ PaperCraft: Carol Gonzaga

Aprovação do cliente: Claudio Bianchini e Paolla Pessil

 

SOBRE A ARTPLAN

Artplan. Ideias que abrem conversas.

Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2017, ano do seu cinquentenário, saltou da 20ª posição para 10ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – Setembro). De acordo com o Agency Scope 2016, a Artplan foi a 3ª agência mais bem avaliada na visão dos próprios clientes e a 1ª em Atendimento, Qualidade da Equipe e Envolvimento da Alta Direção, além disso, tem se destacado, durante três anos seguidos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Desde 2014, a operação de São Paulo conta com a liderança do CEO Antonio Fadiga, que vem ampliando a relevância da agência no mercado paulistano consideravelmente.