Rede Gazeta anuncia mudanças na Redação Multimídia

A partir de dezembro, a Redação Multimídia da Rede Gazeta (com os veículos A Gazeta, Na!, Gazeta Online e CBN Vitória) passa a ter um novo modelo de gestão, para ampliar a agilidade e a relevância de seus produtos editoriais e também avançar na integração com a TV Gazeta e o G1 ES. O novo modelo de gestão está em sintonia com o G20/20, projeto de transformação da Rede Gazeta rumo ao futuro digital.

O diretor de Jornalismo, Abdo Chequer, afirma que o objetivo das ações é produzir conteúdo digital que se destaque pela relevância e credibilidade, em meio ao oceano de informações gratuitas disponíveis na web. Para isso, a Redação vai atuar em sintonia com a sua audiência, observando seus hábitos de leitura, e contando com o melhor time de repórteres e colunistas. Uma das prioridades é apostar nas assinaturas digitais.

“Vamos focar cada vez mais na integração das redações, para produzir um jornalismo local, relevante, voltado para os interesses da comunidade. Cobrimos os principais fatos do Espírito Santo, e acompanhamos os principais fatos do Brasil e do mundo sempre com o olhar do Espírito Santo”, afirma Abdo.

O que muda na redação

O editor-chefe da Redação Multimídia, André Hees, explica que a redação terá nova estrutura de comando. A jornalista Elaine Silva terá seu cargo reformulado. Ela passa a ser editora-executiva de Integração, com uma atuação mais voltada para a produção digital, e será o braço direito de Hees na condução da redação. As Macroeditorias (núcleos de produção jornalística de áreas como Cidades e Polícia) deixam de existir.

Os jornalistas Geraldo Nascimento e Abdo Filho, que antes eram Macroeditores, passam a ser Editores de Produção. Eles serão responsáveis pelo controle e coordenação de toda a produção da reportagem, de todas as equipes, incluindo editorias temáticas (Cidades, Política, Economia, C2 e também Radar e CBN Vitória). Toda a produção jornalística será multiplataforma. O conteúdo será editado e distribuído para todos os veículos: site, rádio, impressos. “A redação vai funcionar como uma usina de produção de notícias, para distribuição em todas as plataformas. Estamos avançando no modelo de integração”, observa André Hees.

Geraldo Nascimento atuará no turno manhã/tarde e Abdo Filho, tarde/noite. Os editores temáticos (Cidades, Polícia, Política, Economia, Esportes, C2) coordenam as suas equipes e se reportam de forma imediata aos editores de Produção. Fernanda Queiroz permanece como editora executiva da CBN Vitória, responsável pelo produto, tendo a gestão editorial compartilhada com os editores de Produção. Os repórteres da CBN se reportam de forma mais imediata aos editores de Produção. Aglisson Lopes passa a ser editor de Produto Gazeta Online. Ele será responsável pela medição e análise da audiência do portal, distribuição dos conteúdos em redes sociais e ações de inovação no produto digital. Seu trabalho será fundamental para nortear a estratégia de publicação de conteúdos no site. Os repórteres do Radar passam a se reportar aos editores de Produção.

O jornalista Eduardo Fachetti, que atualmente é editor de Política, passa a ser editor de Fechamento. Ele coordenará o processo de fechamento dos jornais impressos e, com base na audiência e repercussão dos principais assuntos do dia, fornecerá elementos para o planejamento da redação no dia seguinte.

Com isso, o Superdesk, ou o mesão de comando da redação, passa a ter a seguinte composição:

Editor-chefe – André Hees
Editora executiva de Integração – Elaine Silva
Editores de Produção – Geraldo Nascimento e Abdo Filho
Editora executiva CBN – Fernanda Queiroz
Editor de Produto GOL – Aglisson Lopes
Editor de Fechamento – Eduardo Fachetti

Além dessas mudanças, o objetivo é fortalecer a atuação nas redes sociais, a cobertura de Entretenimento e o conteúdo de Opinião, incluindo os editoriais, artigos, análises e participação do leitor. Danilo Meirelles será editor de Redes Sociais. Eric Oakes passa a ser editor digital de Entretenimento, núcleo que terá a coordenação do editor de C2, Rafael Braz. A intenção é oferecer um produto digital atraente e também melhorar a cobertura de shows, eventos, festas e programação cultural.

A Rede Gazeta também deixa de contar com a sucursal de Brasília. Rondinelli Tomazelli foi convidado para atuar na redação em Vitória, como editor de Opinião, subordinado a Carol Rodrigues, editora titular da seção. Fernanda Dalmácio será a editora do Na!. Samanta Nogueira será a editora de Política, em substituição a Fachetti (editor de Fechamento). Será criado o cargo de editor digital de Hardnews (Política, Economia e Mundo), para fortalecer esse conteúdo no Gazeta Online, com planejamento iniciado de manhã.

Para o diretor-geral, Café Lindenberg, as mudanças fazem parte do processo de transformação que a indústria da comunicação vem atravessando. “O impacto da tecnologia na vida das pessoas está desafiando os modelos tradicionais e a forma de consumo de informação. Temos aí uma oportunidade para inovar e manter a relevância do jornalismo profissional para a sociedade. Cada vez mais os processos de mudança farão parte da nossa rotina, exigindo esforço e dedicação para entendermos o momento e promovermos os ajustes necessários ao nosso crescimento”.

Com as mudanças, deixam a empresa os jornalistas Eduardo Caliman, Cintia Bento Alves, Lúcia Gonçalves, Paulo Rogério e Edson Chagas, que por muitos anos se dedicaram a dar o melhor à Rede Gazeta.