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A nova marca do Ecad: razão e emoção em perfeita sintonia

A nova marca do Ecad: razão e emoção em perfeita sintonia
Ao completar 40 anos de atuação, o escritório lança nova identidade e se reposiciona como uma instituição que existe para manter a música viva

Por ter uma função estratégica na cadeia produtiva da música e uma atuação que vai muito além da cobrança de direitos autorais, o Ecad sentiu a necessidade de passar por um profundo processo de evolução de marca. Uma evolução que o aproximasse de seus públicos, refletindo sua competência essencial e seu papel no mundo: ser um articulador dos diferentes agentes da indústria da música. Uma instituição que potencializa a cultura e existe para manter a música viva.

O trabalho, desenvolvido ao longo de 11 meses em parceria com a Tátil, empresa especialista em design e branding, envolveu colaboradores, artistas, associações, jornalistas, espaços e veículos de comunicação e poderá ser visto, em primeira mão, no dia 24 de outubro. O lançamento oficial da nova marca para todo o mercado acontece na Festa Nacional da Música, em Porto Alegre.

Fruto da combinação harmoniosa entre razão e emoção, a nova identidade do Ecad tira partido das duas dimensões da música, mostrando o trabalho que existe além do talento, a transpiração por trás da inspiração, o negócio por trás da arte, a ciência além do encantamento.

Cada letra que compõe a marca representa uma nota musical em uma partitura imaginária. O resultado é uma síntese impactante, lúdica, sensorial. Uma marca que toca.

“Ao longo dos anos, a marca do Ecad passou a representar só uma parte da sua atuação, a arrecadação. No trabalho de estratégia, ouvimos muitos públicos, conhecemos as muitas atividades do Ecad, que são reconhecidas dentro e fora do país. Encontramos pessoas apaixonadas por música, tecnologia, processos sofisticados, um imenso repertório e o cuidado com a música e com quem fez e faz música no Brasil. A marca nova recupera a vocação do Ecad e aponta caminhos pro futuro”.
Tânia Savaget, diretora de Estratégia da Tátil

“No nosso processo de criação, o desafio foi traduzir em cores, formas e elementos de linguagem o novo posicionamento do Ecad, “Viver a música. Manter a música viva”, criando uma narrativa e uma atmosfera que misturassem didatismo e envolvimento. A ideia de que, além de emocionar as pessoas, existe uma dimensão mais lógica e pragmática sem a qual a música não existiria foi a nossa inspiração para desenhar a marca nova, trazendo a razão e a emoção em perfeita harmonia”.
Ricardo Bezerra, diretor de Criação da Tátil

Reconhecido como um dos principais gestores da música no Brasil, o Ecad tem como propósito fundamental a proteção dos direitos autorais de milhares de artistas. Juntamente com sete associações de gestão coletiva, essa parceria é a grande responsável por contribuir para a existência da música, conectando criadores, compositores, intérpretes, músicos e artistas aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Os números (base: 2016) só comprovam a grandeza da música:

Banco de dados com mais de 5 milhões de fonogramas.

– 6,3 milhões de obras musicais catalogadas.
– 515,3 mil canais de comunicação e espaços que reproduzem música.
– R$ 841 milhões em direitos autorais distribuídos
– R$ 5,5 milhões em direitos autorais distribuídos apenas por meio das plataformas de streaming

“Onde houver música sendo produzida e apreciada, o Ecad estará presente, impulsionando toda a cadeia musical, unindo compositores, intérpretes, músicos, editores, produtores; existindo para que a música possa continuar impactando e emocionando as pessoas. O trabalho de branding foi desenvolvido de forma ampla, ouvindo todos os públicos e com o desejo de olhar para o mercado da música nacional e internacional em busca de oportunidades. Nossa marca passa a ser espelho do nosso papel no mundo, um reflexo do nosso objetivo diário: manter a música viva”.
Gloria Braga, superintendente executiva do Ecad