Uno com Escada já é sucesso

Marca se apropria de meme e lança nova campanha digital

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) mais uma vez escolheu o bom humor para nortear uma de suas campanhas. Dessa vez, decidiu revelar o nome de seu novo carro, o Cronos, durante a 1ª Corrida de Unos Mille com Escada. A corrida foi realizada no autódromo Mega Space, em Belo Horizonte, e teve a narração do famoso radialista Domenico Gatto, locutor da rádio 97 FM, conhecido como “A Voz”.

A “1ª Corrida de Unos Mille com Escada” originou o filme, “Corrida Fiat” (2m50) que estreou sexta-feira (20) nos canais digitais da marca.

“Essa campanha resgata o bom-humor característico da marca e mostra o quão próximos queremos estar do nosso consumidor. Quisemos trazer um ícone do passado para apresentar nosso novo modelo, que representa o processo de modernização da Fiat e de sua linha de veículos”, explica João Batista Ciaco, diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.

Para mobilizar o público e fãs da marca, a montadora se apropriou de um meme da internet, “Uno com Escada”, que tem mais de 500 mil conteúdos gerados nas redes sociais e recentemente virou game. A campanha foi idealizada pelo núcleo de conteúdo e criação da FCA em parceria com a Sunset.

Toda a ação foi criada internamente em parceria pelo Hub de Conteúdo e Criação da FCA e a Sunset a partir de um processo colaborativo que envolveu lovers da marca, monitoramento de redes sociais e a linguagem nativa da internet. “O diálogo com o consumidor mudou e ele quer fazer parte da criação das narrativas das marcas que ele gosta. O que fizemos foi simplesmente juntar algo que conectava a Fiat emocionalmente às pessoas e deixar com que elas nos ajudassem também a escrever os novos capítulos da nossa história. A corrida é um gatilho para uma entrega maior de conteúdo, onde os protagonistas são os amantes da Fiat”, diz Bárbara Bono, Head de conteúdo e criação.

No filme, o internauta verá seis Unos Mille com escadas dando seis voltas e, a cada volta completada, um Mille é substituído por um modelo atual da Fiat, que traz uma das letras que formam o nome do novo carro, Cronos. O nome vem da mitologia Grega, Cronos era o mais jovem dos titãs, filho de Urano, o céu estrelado, com Gaia, a Terra. Ele é o deus do tempo, capaz de reger todos os destinos.

Sobre a Campanha

Na última terça-feira (17), um filme teaser de 30”, veiculado nas plataformas digitais da marca, convidava o internauta a assistir à 1ª Corrida de Unos Mille com Escada e descobrir o nome do novo carro da Fiat.

Link para o teaser: https://youtu.be/-yQYjHsHRsE

Para o Diretor Geral de Criação da Sunset, Rafael Guaranha, a campanha representa bem o modelo de trabalho da agência. “Identificar o que já é comportamento e assunto no ambiente digital é uma tarefa importante para as marcas que querem aumentar a sua relevância. Mais do que comunicar o nome do novo carro da FIAT, usamos o meio digital para convidar nossos consumidores a conversar e se divertir com a marca, usando o meme do carro mais rápido da internet, o Uno com escada.”

A Sunset também desenvolveu o conteúdo exclusivo para a base CRM da montadora, com mensagens customizadas para público interno, concessionários e os clubes fãs da marca, que serão trabalhadas via whatsapp e e-mail.

Conheça mais da campanha através dos canais:

Facebook: www.facebook.com/fiatbr/videos/1514326688622296/

Instagram: https://www.instagram.com/fiatbr/

Twitter: https://twitter.com/FiatBR

Youtube: https://youtu.be/PHNxVMyqkZk

FICHA TÉCNICA

Anunciante: FCA

Aprovação cliente: João Ciaco/ Barbara Bono / Malu Antônio (FIAT)

Filme Digital: Sunset

Agência: Sunset Comunicação

Título: Corrida Fiat

CCO: Guto Cappio

Diretor de Criação: Rafael Guaranha

Criação: João Lovise/ Filipe de França Almeida / Tomás Rogé

Planejamento: Cleber Paradela/ Eduardo Cabral / Eduardo Orrin

Social Media: Ana Claudia Kabbach / Carlos Eduardo Damazo

Mídia: Gui Cavalcante / Sidel Sousa

Atendimento: Ligia Vulcano / Rodrigo Mimary / Andreia Eleutério / Pedro Allievi

Produtora: Estilingue Filmes

Produtor Executivo: Fernando Lefcadito

Diretor: André Lefcadito

Diretor de Fotografia: Paulo Leite

Diretor de Produção: Tomaz Maeoca

Agência de influenciadores: Spark