• Home »
  • Destaques »
  • Ford Caminhões Cria o “Boné Alerta”, Recurso Inédito De Segurança Para o Caminhoneiro

Ford Caminhões Cria o “Boné Alerta”, Recurso Inédito De Segurança Para o Caminhoneiro

A Ford Caminhões desenvolveu uma tecnologia inovadora para ajudar os caminhoneiros a rodar com mais segurança e evitar uma situação comum na sua rotina de viagens: o cansaço no volante. Trata-se do Boné Alerta, que à primeira vista parece um boné comum, mas vem equipado com sensores capazes de interpretar os movimentos de cabeça do motorista e avisa ao detectar que ele está sonolento – ou, como se diz popularmente, “pescando” na direção.

O alerta é feito pela geração de três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro, orientando o motorista a fazer uma parada de descanso antes de seguir viagem. O primeiro passo na criação do acessório foi a realização de um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro relacionados à sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. Essa base de dados depois foi transferida para a unidade central de processamento boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação.

A novidade foi apresentada como parte da comemoração dos 60 anos de produção de caminhões Ford no Brasil, simbolizando o espírito de inovação da marca e o seu investimento constante em pesquisa focada na segurança do trânsito e dos milhares de profissionais que dirigem diariamente para movimentar a economia do País.

“A Ford é a primeira montadora a pensar em um ‘wearable’ (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso de trazer tecnologia embarcada não só nos veículos, mas também em acessórios capazes de facilitar a vida do motorista, e o foco na segurança como prioridade nos nossos investimentos em tecnologia”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

O Boné Alerta da Ford foi testado durante oito meses por um grupo selecionado de motoristas, por mais de 5.000 km em condições reais de rodagem. Ele também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono, que reconheceram o seu potencial para auxiliar na prevenção de acidentes nas estradas.

O protótipo se encontra em fase de testes, com vistas ao processo seguinte de patenteamento e certificação, e ainda não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. Mas a Ford mostrou interesse em dividir essa tecnologia com parceiros e clientes para avançar no seu desenvolvimento e viabilizar a sua introdução no mercado.

Perfil do caminhoneiro

A pesquisa do perfil dos caminhoneiros realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2016 revela que mais de 60% desses profissionais consideram a profissão perigosa. Eles rodam em média cerca de 10.000 km por mês e cerca de 45% já receberam a oferta de algum tipo de droga ou substâncias ilícitas, principalmente em postos de combustível. Além disso, mais de 11% se envolveram em pelo menos um acidente nos últimos dois anos.

Esses dados são um indicador do nível alto de estresse da profissão e o potencial do Boné de Alerta de contribuir para os caminhoneiros terem uma direção mais segura. A pesquisa mostra também que esses profissionais têm em média idade de 44 anos e atuam na profissão há 18 anos. Já a idade média dos caminhões utilizados é de quase 14 anos.

Suas principais preocupações são o custo do combustível (46,4%), valor baixo do frete em relação aos custos (40,1%) e assaltos e roubos (37,6%). Como pontos positivos da atividade, eles citam principalmente a possibilidade de conhecer novos lugares (47%) e conhecer novas pessoas (33%).

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.