Dot,Inc: 10 anos de inovação e novos significados em mídia

A sócia-diretora de planejamento, Gabriela Frühauf, destaca que o impulso para tudo tem sido a vontade de estudar mais os públicos e seus comportamentos

Ressignificar, segundo o dicionário, é dar novo significado de algo ou de alguém ou fazer novo significado de algo ou de alguém. Sendo assim, esse é um verbo que resume bem a trajetória da Dot,Inc, empresa gaúcha especializada em conexões, que completa 10 anos de existência. Para comemorar a data e reforçar a sua identidade, uma campanha foi desenvolvida pela CDN Sul usando como conceito o seu trabalho inovador de, mais do que redefinir ou reinventar a mídia, ressignificar a maneira das marcas se conectarem com o público. A inspiração para o selo de 10 anos é um desdobramento da identidade gráfica da Dot,Inc e o uso das fontes, dos símbolos ponto e vírgula, e um certo movimento no lettering mostram a inquietude criativa da empresa.

Inspirada em formatos reconhecidos na Europa e pioneira neste modelo no Sul do País, a Dot,Inc é composta por cinco profissionais e realiza trabalhos aprofundados em comunicação, como estudos de pontos de contato regionais em qualquer praça do Brasil, monitoramentos de concorrência, análise de conexões digitais, planejamento estratégico de pontos de contato (all line), planejamento e gerenciamento de mídia online de performance/branding, mapeamento e estratégia de influenciadores, desenvolvimento de projetos especiais, criação de mídia kit para eventos e blogs e cursos e palestras sobre pontos de contato.

Segundo a sócia-diretora de planejamento, Gabriela Frühauf, o principal impulso para criar a Dot,Inc foi a vontade de estudar mais os públicos, comportamentos e regiões, além de criar estratégias mais amplas e diferenciadas. “Queria sair da zona de conforto. Na época, ainda não se falava em pontos de contato, mas já abrimos a empresa falando sobre isso. O desejo era ampliar a visão de mídia mesmo”, conta Gabriela. A empreendedora soube observar o mercado e perceber que existiam clientes precisando de apoio em mídia, mas que não tinham agência. Por sua vez, também não havia empresas independentes para prestar esse serviço, apenas profissionais autônomos de mídia ou agências – que se tornavam mais caras e pesadas em muitos casos.

Durante os 10 anos de estrada, cerca de 100 empresas já foram atendidas pela Dot,Inc, entre elas Pepsi, Natura, Britannia, Camicado, Shopping Total, Bunge, Nutrella, 361° Sports, West Coast, Cravo & Canela, Santa Casa, Satis, Summit, Univates e Tornak. Na avaliação de Gabriela, foram anos de muito aprendizado e contribuição no mercado: “Houve alguns tropeços, altos e baixos, contudo foram cruciais para a evolução da equipe”.

Falando de acertos, ela destaca alguns: o modelo de empresa independente de mídia, que mostra um grande mercado para atuação; o foco em estratégia, pois nos tornamos mais relevantes para as marcas; o olhar mais amplo para pontos de contato que também ampliou o campo de atuação e portes de clientes; o formato de trabalho remoto, que deixa a equipe mais leve para enfrentar momentos difíceis e que também possibilita ter valores competitivos no mercado, em função de não precisar gerenciar uma estrutura muito grande para sustentar; e, por fim, o modelo de atuação em rede, que ajudou a empresa a ganhar escala e reconhecimento no mercado.