Santander aguça curiosidade dos universitários com projeto inédito

Assinada pela Talent Marcel, a nova campanha para o Santander Universidades cria conversa entre o ambiente analógico do mobiliário urbano com o digital via Snapcode e influenciadores.

A Avenida Paulista será invadida pelo Santander Brasil e seu time de marketing. O banco vai ocupar oito abrigos de ônibus com iniciativas provocadoras mirando o público jovem. O objetivo é despertar a curiosidade sobre os novos produtos voltados aos universitários, materializando o conceito e o espírito empreendedor das recentes ações do Banco. Criada pela Talent Marcel, a campanha “De um Ponto a Outro” comunica de forma lúdica e muito interativa os principais benefícios que os universitários têm quando escolhem o Santander como banco, como bolsas para intercâmbio ou um cartão que quanto mais se usa, mais aumenta o limite.

O projeto desenvolvido com a Ótima, tem esse início impactante na avenida mais conhecida da capital paulista e se estende por 3 meses em São Paulo e no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa recebe pela primeira vez um projeto de MUB interativo, no Porto Maravilha. Nas duas metrópoles o conceito tem início nos abrigos de ônibus e se expande para o ambiente digital através das redes sociais e de influenciadores. Os pontos serão equipados com infraestrutura e sistemas inteligentes. O intuito é provocar os universitários a conhecer os benefícios que o banco oferece através de diversas experiências:

– O Academicxs, por exemplo, é um aplicativo que testa conhecimentos e, ao baixá-lo pelo celular, o universitário poderá participar da disputa de 30 bolsas de estudo integrais para Babson College.

– Um jogo de peteca virtual faz uma alusão ao benefício em ter o Cartão Play: “ Não deixe a peteca cair. Pague em dia e aumente seu limite”.

– Para chamar a atenção para o Superdigital, um dos abrigos de ônibus é transformado em ponto de reabastecimento de bilhete único que disponibilizará uma passagem por universitário. Além disso, durante o período das 9h às 21h, o mesmo abrigo vai distribuir um voucher que dá direito à uma Bloomim’ Onion do Outback para três amigos.

– O Programa Empreenda Santander será “ilustrado” transformando o mobiliário em uma experiência em que o acionamento de uma bomba de pressão, preenche a imagem do MUB, traduzindo a energia e força de vontade que um empreendedor deve ter.

– O Programa de estágios oferecido pelo Santander faz a ponte entre os universitários e empresas clientes. Para materializar este benefício, em um dos abrigos o aluno poderá enviar seu perfil do Linkedin para o Banco e se candidatar a vagas.

– Pensando em fazer intercâmbio? Santander tem um programa de Bolsas de Estudo para diversos países. Nesta ação o universitário ganha um travesseiro de viagem para estimulá-lo a participar dos processos seletivos das bolsas e viajar com conforto.

– Pipocas grátis são distribuídas para lembrar o público de que estudante cliente pode solicitar uma Carteirinha de Estudante Internacional (ISIC) sem ter que pagar. Um diferencial exclusivo do Santander.

Todas essas experiências nos abrigos serão amplificadas para os universitários do Brasil inteiro através de influenciadores e redes sociais. Com capítulos semanais inéditos, o jovem será impactado nas plataformas com as quais tem maior afinidade: Instagram (Stories) e Facebook. Quem irá criar esses conteúdos serão influenciadores digitais que têm conexão com cada um dos temas. Esses conteúdos serão produzidos no local das ações, representando de forma fiel a experiência.

“Buscamos com essa campanha atingir o público universitário e sermos cada vez mais percebidos como uma marca jovem com produtos inovadores, que apoia o universitário em busca de um estágio, a complementar sua formação e a empreender”, avalia o diretor do Santander Universidades, Ronaldo Rondinelli.

A campanha não para por aí. Em cada uma das experiências, o graduando terá acesso a filtros exclusivos do Snapchat. Basta escanear o Snapcode impresso nos painéis de ônibus, e se sentirá estimulado a postar e divulgar a novidade em suas redes sociais. Representamos toda a história do projeto em oito filtros diferentes, algo que nunca foi feito por nenhuma marca no Brasil. Um projeto 100% taylor made, onde todos os conteúdos desenvolvidos são levados até os jovens através dos canais de entretenimento mais consumidos por eles hoje em dia.

“Faremos essa aproximação, entre marca e público, sem ser pedante. De uma forma, muitas vezes lúdica, atraímos os jovens para conversar conosco. Sem ser cansativo ou excessivamente professoral. Encontramos uma maneira de oferecer, nossos produtos e serviços, numa linguagem que o jovem entende”, comemora Igor Puga, diretor de Marketing do Santander Brasil.

Santander Universidades

O Santander foi reconhecido pelo ranking Global Fortune 500 como a empresa que mais investe em educação no mundo. Criado há 20 anos, o Santander Universidades é pioneiro em desenvolver uma oferta adequada para cada fase de vida do estudante e investe fortemente na educação superior: desde 1996, foram mais de R$ 4 bilhões em todo o mundo. Até hoje, já foram concedidas mais de 140 mil bolsas de estudos em 21 países, nos quais mantém parceria com cerca de 1,2 mil universidades. No Brasil, são cerca de 400 instituições conveniadas.

Ficha técnica
Agência: Talent Marcel Comunicação e Planejamento S.A.
Cliente: Banco Santander Brasil S/A
Títulos: De um ponto ao outro
Produto: Santander Universitários
Chief Creative Officer: João Livi
Direção de Criação: Daniell Rezende / Eduardo Martins
Criação: Lucas Silva / Rodrigo Scapolan / Jones Stecca
Atendimento: Alex Isnenghi/ Tom Gil / Camila Machado / Saulo Colasanti / Bianca Trevine
Planejamento: Gustavo Casas / Pedro Spadoni / Mariana Crepaldi
Mídia: Rafael Amorim / Marcelo Marujo / Camila Oliveira / Ana Carolina Bassoli
Produtor de RTVC: Maria Hermínia Weinstock / Thiago Alonso
Produtor Gráfico: Ingo Santos / Matias Santos / Edson Santos
Art Buyer: Mario Coelho / Daniele Sampaio
Arte-Finalista: Carlos Locoselli/ Walter Braz/ Luiz Silva/ Daniel Camargo
Revisão: Emílio Gonzalez/ Clariana Ganimi
Tratamento de Imagem: Hadolpho Correa
Ilustrador: Pedro Jr.
Ilustrador filtros Snapchat: Estúdio Puzzle
Snapchat: Enor Paiano / Maury Tognolo / Felipe Malheiros / Ana Carolina Joppert / Jéssica Ruffo
Produtora Snapchat: Social Snack Buenos Aires: Jimena Depresbiteris/ Francisco Loiacono / Luciano Insolia
Produtora de áudio: Tentáculo Áudio
Produtora de Imagem: Daemon Filmes
Aprovação do cliente: Marcos Madureira / Igor Puga / Gabriele Canettieri / Patricia Veigas / Natalia Contrera

Crédito foto: Mario Coelho