• Home »
  • Destaques »
  • Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Stella Artois apresentam Festival Jazz no Beco

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Stella Artois apresentam Festival Jazz no Beco

O movimento de transformação das cidades por meio da arte urbana é global. Assim como Nova York e Londres, que tiveram bairros inteiramente revitalizados, São Paulo tem no boêmio bairro da Vila Madalena um verdadeiro museu a céu aberto, o Beco do Batman. O tradicional endereço do graffiti será cenário da primeira edição do Festival Jazz no Beco, festival gratuito que trará grandes nomes da música à cidade no final de semana de 26 e 27 de agosto. A idealização e a produção do evento são da Tom Jazz Produções e da Asenses, com parceria da Peck Produções e eventos, Bourbon Street Music Club e da Faculdade e Conservatório Souza Lima.

“Mais do que ocupar o espaço público com programação cultural de qualidade, o Jazz no Beco será um facilitador de bons momentos dentro da cidade, estimulando a integração das pessoas em um ambiente agradável e seguro, pensado para ser um verdadeiro respiro no dia a dia corrido dos paulistanos”, diz Gustavo Araujo da Asenses.

O espaço comunitário será montado em uma área 220m², que poderá ser acessada pela na Rua Harmonia, 126. Estão escalados: o baterista cubano Francisco Mela e seu The Crash Trio, com apresentação nos dois dias do festival, e duas grandes atrações do jazz nacional, o contrabaixista Thiago do Espirito Santo, fazendo um tributo a Jaco Pastorius (falecido há 30 anos) e o violinista Ricardo Herz, apontado pela crítica especializada como reinventor do instrumento no país.

Djs tocarão antes, entre e após as atrações no palco. Benehouse, Alan Abbadia Trio e Gustavo Cintra Trio, fazem os shows de abertura nos tres dias – uma parceria com a Faculdade e Conservatório Souza Lima. “O festival pretende promover o intercâmbio social e de educação e entrar para o calendário anual de eventos de São Paulo”, diz Thiago Amorim, que assina a curadoria e direção artística do festival.

Serviço de bar seguindo também a linha artsy da estrutura e decoração completam o programa.

O Festival Jazz no Beco é uma realização e produção da ASENSES e Tom Jazz Produções em parceria com Peck Produções e Eventos e Faculdade e Conservatório Souza Lima. A curadoria e direção musical é de Thiago Amorim.

O Jazz no Beco conta com o patrocínio da Stella Artois através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

O whiskey Jameson vai marcar presença no local, trazendo suavidade e contribuindo para um clima muito agradável, unindo boa música, amigos e drinks que oferecem combinações surpreendentes. Quem passar por lá também vai encontrar uma charmosa bike bar como ponto de venda do whiskey e ainda poderá ganhar um copo da marca, na compra de dois drinks.

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte da ocupação do espaço público de São Paulo, principalmente, dentro de um distrito tão importante para o whiskey Jameson, como a Vila Madalena”, afirma Flávia Molina, Diretora de Marketing da Pernod-Ricard.

Confira as atrações e programe-se!

Programação

Dia 26 de agosto – Sábado – Beco do Batman
16h00 – DJ
17h00 – Benehouse
19h00 – Tiago do Espírito Santo
21h00 – Francisco Mela and The Crash Trio

Dia 27 de agosto – Domingo – Beco do Batman
14h00 – DJ
15h00 – Alan Abbadia Trio
17h00 – Ricardo Herz Trio
19h00 – Francisco Mela and The Crash Trio

Serviço
Dias 26 e 27/08/17 – Beco do Batman
Rua Harmonia, 126
Horário: sábado dia 26/08 a partir 16h00 e domingo, dia 27/08 a partir das 14h00

Francisco Mela and The Crash Trio

O baterista cubano Francisco Mela, considerado um dos maiores nomes do jazz atual, traz ao Brasil a turnê de, FE (2016), quarto e mais recente projeto de Francisco Mela como líder, dedicado aos pais do músico e suas influências no mundo jazzístico. FE traz dois músicos que se juntam a ele para formar The Crash Trio: o pianista Santiago Leibson e o baixista Sean Conly. Muitos aficionados ao jazz têm a impressão de que os bateristas cubanos são inclinados a tocar o jazz afro-cubano ou latino, já que eles certamente se estabeleceram nesses gêneros. Não é o caso do músico, um excelente exemplo de um cubano nativo que dominou as complexidades do jazz, nas suas muitas variedades e modelos, e se sente confortável nesse papel, apontando novos caminhos para o jazz contemporâneo.

Mela deixou Cuba para estudar na Berklee College of Music, nos Estados Unidos, em 2000, e hoje dá aulas lá. É um dos artistas favoritos entre instrumentistas da elite do jazz como Joe Lovano, John Scofield, JoAnne Brackeen, Kenny Barron, Gary Bartz, Bobby Watson e McCoy Tyner, sendo citado por seu carisma, sofisticação e extensão de seus incríveis talentos como compositor e baterista.

https://www.allaboutjazz.com/fe-francisco-mela-self-produced-review-by-james-nadal.php

Thiago do Espírito Santo

Thiago do Espírito Santo é um dos mais versáteis e originais contrabaixistas da atualidade. Professor, produtor, arranjador e compositor com 23 anos de carreira, o músico paulistano fará um tributo a Jaco Pastorius, norte-americano falecido há 30 anos e considerado um dos mais influentes nomes do instrumento de todos os tempos.

Thiago tem mais de uma dúzia de CD’s lançados e já se apresentou por todo o país e também no exterior (Estados Unidos, Argentina, Equador, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal, Holanda, Itália, França, Moçambique, Japão e Rússia), ao lado de parceiros como Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Maria Bethânia, Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, George Benson, Gregoire Maret, Alessio Menconi, Dom Moio, Todd Johnson, Kenwood Dennard, dentre muitos outros.

Site : https://www.thiagoespiritosanto.com.br/

Ricardo Herz Trio

O violinista paulistano Ricardo Herz leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as melodias do choro tradicional e moderno. Com influência de nomes como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim, o músico mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

Herz começou sua formação aos 6 anos. Graduado em violino erudito pela USP, estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz. Sua discografia compreende oito trabalhos. Em 2011, fundou o Ricardo Herz Trio, com Pedro Ito na bateria e Michael Ruzitschka no violão 7 cordas, com quem já lançou 2 álbuns: “Aqui é o meu lá” (2012) e “torcendo a terra” (2017). Vem tocando em diversos festivais e salas no Brasil e exterior, tendo realizado 3 turnês europeias e diversas no Brasil.

Site http://ricardoherz.com.br/

Benehouse

O projeto idealizado pelo saxofonista Gustavo Benedetti tem como objetivo reunir grandes parceiros de som para explorar a espontaneidade do repertório e da improvisação jazzística. Influenciado pelos grupos de famosos saxofonistas como Sonny Rollins, John Coltrane, Sonny Stitt e Joe Herdenson, Gustavo Benedetti busca aproximar a sonoridade e linguagem do jazz dos anos 50 e 60. A variação dos integrantes acrescenta ao projeto maior diversidade sem se afastar da busca pela criação momentânea, cujo papel é fundamental no jazz.

Com Gustavo Benedetti no saxofone, Igor Bollos na Guitarra, Vanessa Ferreira no Contrabaixo e Edson Silva na bateria

Alan Abbadia Trio

Allan Abbadia Jazz Trio formado pelo trombonista e compositor Allan Abbadia, Noa Stroeter no Baixo e João Fidelis Bateria. O foca no repertório autoral misturando múltiplas influências do Jazz ao Funk, focando na experimentação que a própria formação sugere. As composições foram feitas exclusivamente para essa formação.

Gustavo Cintra Trio

O trio formado em 2016 traz uma proposta de reinterpretar standards de jazz e música brasileira, fazendo arranjos próprios e se inspirando em versões conhecidas de cada canção.

Algumas influências do grupo são: Wes Montgomery, Kurt Rosenwinkel, Gilad Hekselmen, Bill Evans Trio, Oscar Peterson, Peter Bernstein Trio, Dave Holland, Ron Carter.

Com Gustavo Benedetti (bateria), Gustavo Cintra (guitarra) e Gustavo Martinez (contrabaixo), o trio vem com uma energia nova e, o ideal de trazer músicas conhecidas para um contexto moderno e atual.