Exame lança campanha para celebrar seus 50 anos

Comemorando meio século de vida, a marca do Grupo Abril anuncia eventos e peças publicitárias em veículos de comunicação.

Em 2017, EXAME – uma das maiores marcas editoriais do Brasil – completa 50 anos. E para comemorar este marco, uma grande campanha, desenvolvida pela equipe de EXAME em parceria com a agência F.biz, chega ao mercado com ações distribuídas até o final de 2017 e um “gran finale” surpresa no início de 2018. “É uma campanha de branding, para gerar awereness e identificação e ressaltar a importância da marca no cenário econômico brasileiro. Queremos enfatizar a credibilidade e contemporaneidade da marca.”, disse Andrea Abelleira, diretora de Marketing de Marcas na Abril.

O lançamento oficial da série de ações comemorativas ocorreu nesta segunda-feira, dia 7, com mais uma edição do tradicional evento Melhores&Maiores, que premia as empresas nacionais de maior destaque no ano em parceria com a FIPECAFI USP. A primeira ação da campanha publicitária será uma inserção de anúncios comemorativos em revistas impressas da Abril, como na própria EXAME, além de VEJA, VIP, CLAUDIA, VOCÊ S/A e VOCÊ RH, selecionadas por terem bastante afinidade com o público leitor de EXAME. Em seguida, a campanha entrará em estações de rádio e um filme exclusivo de trinta segundos também foi preparado e será transmitido em canais de TV aberta e fechada.

Já no online, a série “50 + 50” trará 50 entrevistas em formato de vídeo, com personalidades, pensadores e executivos falando sobre os últimos 50 anos do país e as perspectivas para o futuro. Anúncios também serão disponibilizados nas redes sociais de EXAME e nos sites das demais marcas editoriais da Abril. Todas as peças irão abordar acontecimentos marcantes do cenário político-econômico dos últimos 50 anos retratados nas capas de EXAME, como a edição 386, de 1987, “Economia: onde está a saída”, sobre o sonho do plano Real. As ações serão veiculadas até outubro deste ano.

Outra grande novidade que chega com a campanha de aniversário é a timeline das edições de EXAME – uma página no Facebook especialmente dedicada a reunir todas as edições da revista (incluindo as edições passadas, desde a número 1) e formar um grande acervo gratuito para que o público acesse, a qualquer momento, todos os acontecimentos já noticiados pela revista. Para acessá-la, entre www.facebook.com/exametimeline.

Além das ações envolvendo os meios de comunicação, a campanha de 50 anos também está presente em cinco edições especiais de aniversário e nos eventos da marca, especialmente no Encontro EXAME CEO’s, que ocorreu nesta terça, 08 de agosto. Alguns grandes nomes de organizações, que estiveram presentes no Melhores & Maiores, foram convidados a se juntar a outras grandes personalidades, como Rubens Menin, da MRV Engenharia; João Carlos Brega, da Whirpool; Pedro Parente; Marcilio Pousada, da RaiaDrogasil; o economista e escritor Eduardo Giannetti; e Harry Schmelzer Jr., da WEG. No evento, os convidados discutiram estratégias para vencer a crise econômica. A campanha de aniversário também estará inserida no EXAME Fórum 2017, que ocorrerá em setembro e já tem o prefeito de São Paulo, João Dória, como palestrante confirmado.

O ano será encerrado com chave de ouro na exposição “Examinando o Brasil”, com curadoria e desenvolvimento de Marcello Dantas, que levará ao público, de maneira interativa, a evolução do país nos últimos 50 anos pela ótica de EXAME. E, também atrelado à campanha de 50 anos, um novo projeto publicitário iniciado no primeiro semestre deste ano vem trazendo bons resultados à marca, que já estabeleceu parcerias com grandes players do mercado, como Embratel, CNI, Governo do Ceará e Grupo Pão de Açúcar.