Raiadrogasil é a empresa do ano, segundo Exame

A rede de farmácias mereceu o prêmio maior na noite das MELHORES E MAIORES DE EXAME, em evento que contou com a participação do ministro Henrique Meirelles.

Na 44ª edição de Melhores & Maiores, a revista EXAME elegeu a RaiaDrogasil a Empresa do Ano, enquanto a Minerva Foods foi considerada a Empresa do Agronegócio. O anúncio foi feito ontem, durante solenidade na Sala São Paulo que contou com a presença de presidentes das maiores empresas nacionais, além do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do vice-governador de São Paulo, Márcio França. A edição com as Melhores & Maiores de EXAME estará nesta quinta-feira (10) nas bancas.

A premiação destacou empresas em 20 setores da economia. Para chegar ao resultado, a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo) considera o resultado econômico das empresas em 2016 e analisa comparativamente o desempenho delas dentro de seu segmento.

O presidente da RaiaDrogasil, Marcílio D’Amico Pousada, atribuiu o prêmio à estratégia de expansão ousada da empresa, fruto da fusão das então concorrentes Raia e Drogasil, em 2011. “Apesar de ser uma empresa centenária, a drogaria como conhecemos tem pouco mais de cinco anos e, nesse período, abrimos 700 lojas. Apenas neste ano, foram 200 unidades”, afirmou.

Em seu discurso, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sustentou que a economia do país está a caminho de uma retomada firme e de longo prazo, em vez de um crescimento apoiado em bolhas de crédito. Meirelles citou o aumento de 3,7% nos investimentos industriais do 1º para o 2º trimestre, além do crescimento de diversos setores da indústria na comparação entre os primeiros trimestres de 2016 e 2017. “Não é objeto de desejo ou de observação superficial. Há evidência suficiente para percebermos que a recessão já ficou para trás”, disse.

Confira abaixo a lista de­­­­ todas as premiadas:

Atacado: Rodoil
Autoindústria: Fras-le
Bens de Capital: Weg
Bens de Consumo: Laticínios Bela Vista
Eletroeletrônico: Whirlpool
Energia: CTEEP
Farmacêutico: Roche
Indústria da Construção: MRV
Indústria Digital: Dataprev
Infraestrutura: Sabesp
Mineração: Vale
Papel e Celulose: Klabin
Química e Petroquímica: Refinaria Riograndense
Serviços: Cielo
Siderurgia e Metalurgia: ArceloMittal Brasil
Telecomunicações: Telefônica|Vivo
Têxteis: Beira Rio
Transporte: PB-Log
Varejo: RaiaDrogasil
Empresa do Agronegócio: Minerva Foods

Critérios

A escolha das melhores empresas do ano em 20 setores da economia (atacado, autoindústria, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutico, indústria da construção, indústria digital, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo, infraestrutura e serviços de saúde) é orientada pelo sucesso que essas empresas obtiveram na condução de seus negócios e na disputa de mercado com as concorrentes no ano que passou comparativamente ao exercício anterior. O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador (crescimento em vendas, liderança de mercado, liquidez corrente, rentabilidade de patrimônio e riqueza criada por empregado).

Legenda Foto: Márcio D’amico Pousada, Presidente Da Raiadrogasil
Crédito Foto: Flávio Santana/BIOFOTO