Criador do Photoshop apresenta palestra na Belas Artes

Ocorre no dia 4 de agosto, às 9h, uma palestra com Thomas Knoll, criador do Photoshop. O bate-papo abre a Belas Artes Design Week (BADW), ciclo de palestras e atividades que integra a programação do Design Weekend (DW!), maior festival de design da América Latina.

No encontro, realizado com parceria criativa da Adobe, Thomas vai falar sobre sua relação com a fotografia e contará sobre as origens do famoso programa de edição de imagens, cuja ideia surgiu em 1987, enquanto ele se preparava pata apresentar sua tese de doutorado. Baseado na exibição de imagens em escalas de cinza de um monitor em preto e branco, o programa foi batizado de “Display”, aprimorado e lançado pela Adobe como Photoshop em 1990.

A palestra é gratuita e aberta ao público, para participar, basta se inscrever no site da Belas Artes: www.belasartes.br. A palestra será ministrada em inglês.

Thomas Knoll

Em 1987, Thomas Knoll era um candidato a doutorado em computação e estava tentando escrever, em separado de sua tese de doutorado, um programa de computador para exibir imagens em escala de cinza em um monitor em preto e branco. Como não havia relação nenhuma com sua tese de doutorado, ele achou que não valia a pena dedicar-se ao projeto. O programa foi batizado de “Display”, e Thomas o programou em casa, em seu computador Macintosh Plus pessoal. Mal sabia ele que esse era o primeiro esboço do fenômeno Photoshop.

Só mais tarde, quando seu irmão John Knoll, que na época já trabalhava na ILM (Industrial Light & Magic, empresa de George Lucas), se encantou pelo programa e percebeu seu potencial. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo e, em 1990, realizaram seu efetivo lançamento, já pela Adobe que havia comprado o programa.

Serviço:

Palestra Thomas Knoll
Data: 4 de agosto, às 9h
Local: Espaço Multiuso, Núcleo de Design, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Rua José Antonio Coelho, 879, Vila Mariana.