• Home »
  • Últimas »
  • Ajude a deixar as viagens espaciais mais seguras: NASA e Freelancer.com lançam três desafios mundiais de crowdsourcing

Ajude a deixar as viagens espaciais mais seguras: NASA e Freelancer.com lançam três desafios mundiais de crowdsourcing

O Freelancer.com e o Centro de Excelência para Inovação Colaborativa da NASA (CoECI), por meio do Torneio Lab da NASA (NTL), lançaram o último de uma série de desafios para o desenvolver novas soluções para exploração espacial.

A NASA busca profissionais de qualquer lugar do mundo para três desafios:

  • Um concurso para criar um roteiro de uma animação que transmita, com precisão e para o público em geral, as experiências da NASA com a tecnologia de gerenciamento de inventário na Estação Espacial;
  • Usando o conceito de dobraduras de origami, desenvolver uma capa com proteção contra radiação para o veículo de transferência de Marte;
  • E desenvolver um emblema para o projeto NASA In Space Manufacturing Refabricator.

O desafio do origami é encontrar um especialista em dobraduras/origami para adaptar um design para proteção contra radiação – isso irá proteger uma nave espacial levando seres humanos para o espaço contra os raios cósmicos galácticos (GCRs). O design vencedor ajudará a proteger os riscos de câncer, que são o maior desafio em caso de exploração.

Outro desafio é desenvolver um storyboards de dois minutos – vídeo ou animação – para o REALM (RFID – Enabled Autonomous Logistics Management) para descrever as experiências para um público não técnico, ou seja, o público em geral. Mais informações de background podem ser encontradas aqui.

Por último, o emblema da missão. Em 2015, o projeto Nasa In Space Manufacturing (ISM) fez história, enviando a primeira impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS) e fabricando as primeiras peças no espaço. Agora, o “Refabricator”, se esforça para levar este processo além e, por meio de reciclagem de plástico no espaço, reutilizar peças impressas em 3D. O produto deve transmitir graficamente o tema-chave da exploração espacial, reciclagem de materiais e fabricação sob demanda. O emblema será usado de várias maneiras, incluindo apresentações, itens usados pela equipe (canecas, camisas, etc.) e em materiais desenvolvidos para educação e divulgação pública.

Todos os desafios são destinados a pessoas apaixonadas pela NASA e pela exploração espacial, criativas e com habilidades de design.

Competições anteriores

A NASA realizou 29 concursos no Freelancer.com, com mais de 6.800 inscritos, de 123 países.

Os desafios anteriores foram:

  • Desenvolver modelos 3D para treinar o sistema de reconhecimento de imagens do astronauta robotizador Robonaut R2, na Estação Espacial Internacional;
  • O design e a programação de uma interface smartwatch para uso dos astronautas;
  • O design de um braço robótico para o Astrobee, a próxima geração de robô voador da Estação Espacial Internacional.

Veja mais em www.freelancer.com/contest/nasa/past

“Estamos convocando nossos 24 milhões de usuários a imaginar como os robôs podem preparar, automaticamente, o ambiente espacial para receber os astronautas, proporcionando a eles uma melhor adaptação e maior segurança. A Nasa representa algumas das melhores ideias que nosso planeta tem para oferecer e, tenho certeza, que nossa comunidade, mais uma vez, mostrará o poder da engenhosidade humana”, afirma Matt Barrie, CEO do Freelancer.com.