• Home »
  • Eventos »
  • Festival reunirá principais nomes da indústria criativa para debater a “economia da experiência”

Festival reunirá principais nomes da indústria criativa para debater a “economia da experiência”

Em sua 13ᵃ edição, o FIC17 será realizado dias 5 e 6 de outubro, em Porto Alegre, com foco nos modelos de negócios pautados pela construção de experiências.

Nomes de peso da indústria criativa nacional e internacional estarão reunidos no Festival de Interatividade e Comunicação – FIC17, que ocorre nos dias 5 e 6 de outubro, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. A começar pelo keynote speaker, o futurista Brian Solis, que virá pela primeira vez ao Brasil. Solis é um estudioso sobre tecnologias disruptivas e seu impacto nos negócios e na sociedade. Líder em inovação e negócios, antropologista, globalmente reconhecido e autor de sete livros, incluindo X: The Experience When Business Meets Design. O FIC17 está em sua 13ª edição e terá como tema The Experience Economy, provocando o diálogo entre a indústria criativa e a economia da experiência.

“Vivemos na van era do darwinismo digital. Como analista digital, antropólogo e futurista, estudo a disrupção, a tecnologia e a evolução dos negócios e da sociedade. É uma questão de adaptação ou morte! Estou ansioso para visitar Porto Alegre pela primeira vez para compartilhar meu trabalho e contribuir com líderes para mudança e para criar um novo futuro!”, destaca Solis.

Outros dez nomes já estão confirmados dos mais de 30 palestrantes que estarão no evento: Fred Gelli, CEO da Tatil Design; Marcelo Lacerda, empreendedor pioneiro no mercado de internet no país; Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes, marca de sapatos ecológicos e veganos, e Rodrigo Terra, especialista em Transmídia e Associação EraTransmidia; Edson Matsuo, Designer e Diretor de Criação da Melissa; Luciana Bazanella, consultora e trendhunter; Gustavo Nogueira, professor e curador do curso Fractal; Ricardo Cappra, cientista de dados especialista em business analytics; Dado Schneider, Mestre e Doutor em Comunicação, criador da marca Claro e Pierre Mantovani, da Comic Com Experience.

Promovido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Regional Rio Grande do Sul – Abradi-RS, com a correalização do SEPRORGS Plataforma de Negócios Digitais do RS, o Festival tem curadoria de Cesar Paz, um dos principais empreendedores do mercado digital brasileiro e fundador da AG2 Nurun – Grupo Publicis e da Abradi-RS. “São as experiência cotidianas que constroem as marcas e o FIC17 vai trazer esse debate, reunindo pessoas e marcas que fazem a indústria criativa”, destaca.

O FIC17 contará com três pilares de conteúdo: Brand Experience; Technology Experience e Design Experience, e reunirá palestrantes nacionais e internacionais. É direcionado aos profissionais de Marketing e Tecnologia da Informação, agências de comunicação, start-ups, agentes digitais e empresas nativas da economia pós-digital. O evento terá ainda food trucks, um espaço para troca de ideias, momentos de descontração com festas noturnas e networking. As inscrições antecipadas podem ser feitas para os dois dias com preço especial em: bit.ly/inscricaofic17

Sobre alguns palestrantes

Fred Gelli – Co-fundador e CEO da Tátil Design, agência de consultoria estratégica que constrói e gerencia marcas e utiliza design e branding para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. É Professor do departamento de Design da PUC-RJ há 17 anos, onde ministra os cursos de Ecoinovação e Biomimética e palestra sobre Design, Branding e Sustentabilidade. Em 2014 foi considerado pela Fast Company Magazine como um dos 100 mais criativos do mundo e a Tátil entre as 10 mais inovadoras da América do Sul. Desenvolveu a Marca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e foi um dos diretores criativos responsável pela Cerimônia de Abertura e Encerramento das Paralímpicas.

Marcelo Lacerda – Um dos pioneiros no mercado da internet no Brasil, com mais de 30 anos de experiência. Sempre pautado pela construção de projetos inovadores, fundou, nos anos 90, a NutecNet, empresa que deu origem ao Portal Terra; a F.Biz em 2000, agência digital se tornaria uma das maiores do país, sendo comprada pela WPP em 2011; fundou a Blue Telecom, vendida para Claro, e, atualmente, aposta na Magnopus, que atua com efeitos especiais em Hollywood, realidade virtual e aumentada.

Edson Matsuo – Designer e Diretor de Criação da Melissa. Há mais de 40 anos está comprometido com as questões do “design para servir”‘ através de um trabalho colaborativo de co-criação e também de aprendizado. Seu foco está nas pessoas e as considera chave de todo tipo de negócio em especial aqueles focados em inovação “não tecnológica” como forma de surpreender. Na Grendene desde 1984, se considera um “feliz chineleiro” por considerar que não faz calçados, mas sim “acompanha as pessoas nos seus caminhos e nas direções de seus sonhos”. Acredita que o design nada mais é do que “uma simples ferramenta emocional de aprendizado colaborativo para criação de possibilidades”.

Barbara Mattivy – Empreendedora praticamente desde que iniciou a sua carreira, Babi é fundadora da Insecta Shoes, marca de sapatos ecológicos e veganos produzidos no Brasil. A Insecta transforma peças de roupa vintage e garrafas de plástico recicladas em sapatos. Formada em Marketing pela UFRGS e pós-graduada em Comunicação de Moda pelo IED de Milão, o seu trabalho de marketing e branding para a marca traz um pouco mais de consciência e sustentabilidade para negócios deste milênio.

Rodrigo Terra – Tech-addict e worldbuilder por natureza, é diretor criativo e grande promotor de experiências imersivas, Realidade Virtual, Aumentada e Mista como novo meio de comunicação. É presidente da Associação EraTransmidia, sócio-diretor da produtora Fazenda Urbana, co-fundador e COO da Arvore Experiências Imersivas. Pós-Graduado em Administração pela FGV; especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP e graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual do Sebrae/APRO, professor convidado PUC-PR de Produção de conteúdo módulo Audiovisual.

Ricardo Cappra – cientista de dados especialista em business analytics. Cientista-chefe na Cappra Data Science e do laboratório de big data Mission Control, ele e seu time de cientistas ajudam pessoas e empresas a tomarem melhores decisões orientadas por inteligência analítica. Cappra já participou de projetos de ciência de dados para Governo dos EUA, Coca-Cola, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itau. Dedica-se a encontrar formas de sistematizar, medir e analisar as coisas, ou seja, busca formas de resolver problemas através de lógica e ciência.

Gustavo Nogueira – professor e curador do curso Fractal a convite da Perestroika, onde compartilha as visões, processos e ferramentas dos novos protagonistas da Comunicação. Como consultor e estrategista, traduz oportunidades de comunicação e tecnologia em inteligência de marca e de negócio para marcas que buscam estar alinhadas ao espírito do tempo.

Luciana Bazanella – consultora, trendhunter, palestrante e professora nas áreas de marketing digital, gestão de mídias sociais, conteúdo e inovação. Leciona nas cadeiras da FGV nos MBAs em Marketing e Marketing Digital. É palestrante com presença em eventos nacionais e internacionais, como o SXSW, de Austin, no Texas, onde buscou inspirações para o seu mais recente TrendReport lançado ao mercado.

Dado Schneider – Criador da marca Claro, Dado Schneider é um palestrante eclético e experiente. Pós-Graduado em Marketing pela UFRGS e Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos últimos 30 anos foi professor da UFRGS, PUC/RS, ESPM, HSM Educação e Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Trabalhou em grandes agências de publicidade e desde 2009 vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Escreveu “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets.

Pierre Mantovani – Desbravador da economia Digital no Brasil, se especializou em fazer empresas crescerem rapidamente, com foco em novos mercados e novos consumidores. Atualmente, lidera o crescimento do Omelete Group, detentor do Omelete – canal de comunicação com fãs, do programa de assinaturas Omelete Clube, do evento CCXP – Comic Con Experience, da Loja Mundo Geek, da Operadora de Turismo CCXP Quest e do Social Comics – maior plataforma de streaming de Quadrinhos da America Latina.

O FIC17 é um evento da Abradi-RS, que conta com a correalização do SEPRORGS Plataforma de Negócios Digitais do RS; com patrocínio Master do Grupo RBS; silver da Digital Business e Inventa Evento. A plataforma oficial é o Sympla e o transporte oficial Cabify.

SERVIÇO
O que: FIC17 – The Experience Economy
Quando: 5 e 6 de outubro de 2017
Local: Centro de Eventos Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300) – Porto Alegre
Convite: 2 dias – R$ 390,00 (até 31/08)
Inscrições: bit.ly/inscricaofic17
Facebook: https://www.facebook.com/FIC.ABRADi/