Top of Mind premia as marcas mais lembradas em 2017

Público escolheu a campanha “Flor”, da Lojas Renner, produzido pela Agência Paim como o melhor no Top Branding.

Cerca de 600 pessoas prestigiaram a festa de premiação do Top of Mind 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22), na Sogipa. O evento reuniu líderes empresariais e políticos do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicação e convidados especiais. O governador José Ivo Sartori prestigiou a cerimônia e parabenizou o Grupo AMANHÃ pela importância da iniciativa, que se consolidou como tradição no Estado. A comemoração foi seguida de jantar que reuniu personalidades importantes do Rio Grande do Sul. Neste ano, em um só evento, foram agraciadas marcas dos segmentos Grande Empresa, Top Corporativo, Comunicação, Produtos, Serviços e Top Porto Alegre.

Pioneira em pesquisa de lembrança espontânea de marcas no Brasil, a Revista AMANHÃ reconhece as marcas presentes na memória dos gaúchos e porto-alegrenses, em mais de 100 categorias. O presidente do Grupo AMANHÃ, Jorge Polydoro, destacou a solidez do prêmio. “Há 27 anos publicamos a pesquisa do Top, pioneira no Brasil, e a cada edição é um aprendizado. Nossa alegria é ver que, na noite de celebração, as pessoas estão sempre comemorando como se fosse a primeira vez que essas marcas são lembradas”, destacou.

“Ser lembrado de forma espontânea pela comunidade é algo legítimo, pois demonstra que o trabalho foi reconhecido por quem está na outra ponta. Sinal que o produto ou serviço está cumprindo seu papel com o cidadão”, reconheceu José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul.

“Gostaria de pedir ajuda desta elite empresarial que aqui está para que consigamos fazer uma mudança coletiva, pois só é possível mudar as esferas públicas com a ajuda das senhoras e dos senhores”, conclamou Nelson Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre.

O público presente elegeu o campanha “Flor”, da Lojas Renner, produzido pela Agência Paim, como o melhor comercial entre os seis finalistas do Prêmio Top Branding (na foto, o momento da premiação). O VT teve 31,2% dos votos dos presentes. O vídeo concorria com campanhas de Massey Ferguson (Agência e21), Piá (Agência Matriz), Rádio Gaúcha (Agência Competence), Sicredi (Agência Morya) e Zaffari (também da Agência Matriz).
O Prêmio, uma iniciativa da Revista AMANHÃ, foi aberto a empresas e marcas com sede no Rio Grande do Sul, suas agências ou produtoras, que inscreveram o total de 61 comerciais veiculados em televisão ou internet no período de abril de 2015 a abril de 2017. Os vídeos foram restritos à categoria branding, conforme conceito avaliado por um júri técnico, somando o total de 40 concorrentes.

Grande Empresa
A vencedora em Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul, considerada a categoria mais nobre de todo o Top of Mind, foi novamente a Gerdau. A vitória da siderúrgica se repete há nada menos do que 17 edições da pesquisa. Apesar do retrospecto, não se pode dizer que a supremacia da Gerdau está livre de ameaças. Pelo retrovisor, a fabricante de aço vê três competidores respeitáveis: o Banrisul e a GM, empatados na vice-liderança com exatos 4,3% das lembranças. Colada nas duas, a apenas um décimo de ponto percentual de alcança-las, aparece a Tramontina, citada por 4,2% dos gaúchos como a primeira marca de Grande Empresa que lhes vêm à cabeça.

Pesquisa
Parceira desde o início, a Segmento Pesquisas é a responsável por conduzir a sondagem. De forma direta, as pessoas entrevistadas nas ruas respondem: “Quando eu falo em…qual é a primeira marca que você lembra?”. Para as categorias Grande Empresa, Corporativo, Comunicação, Produtos e Serviços foram entrevistadas 1200 pessoas, de forma aleatória, entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais, nas sete mesorregiões do Estado, conforme o IBGE. No Top Porto Alegre, a mesma metodologia foi empregada e foram entrevistadas 600 pessoas. No total, o Top of Mind pesquisa mais de 100 categorias.