Júlio Cargnino assume presidência do Canal Rural

Mudança tem como foco avançar o posicionamento do canal em um novo modelo de plataforma 3.0.

Júlio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural, é o novo presidente da empresa. Ele substitui Donário Lopes de Almeida, que após dez anos no comando do canal torna-se conselheiro para assuntos estratégicos. Seu grande objetivo agora é tornar o Canal Rural uma plataforma 3.0, entregando soluções de conteúdo e venda extremamente customizadas e valorizando a comunicação do agronegócio para a sociedade com conteúdos mais universais. A gerente de jornalismo Alessandra Mello assume o cargo antes ocupado por ele.

Formado em Jornalismo, com MBA em Gestão Empresarial pela FDC (Fundação Dom Cabral) e Master em Gestão de Empresas de Comunicação pela Universidad de Navarra, Julio há mais de 20 anos desenvolveu sua carreira na área de Comunicação em posições estratégicas de liderança e desde 2008 se dedica ao Canal Rural, sendo responsável por liderar o eixo de Produto.

Após a consolidação do Canal Rural como uma emissora de abrangência nacional e multiplataforma, Cargnino acredita que o momento agora é de buscar outras ferramentas de integração e conectividade com o público. Uma das suas primeiras medidas é a criação de uma nova área digital, conduzida por Lenara Londero, ‎gerente de produtos digitais do ‎Canal Rural. “O modelo atual de TV precisa ser reinventado e isso não é exclusividade nossa. Temos de fazer uma releitura do modelo vigente, que deverá transpor o ambiente do vídeo”, afirma.

A plataforma 3.0 a que se refere precisará estabelecer engajamento profundo com o público, em uma comunicação altamente customizada. Afinal, as mudanças tecnológicas avançam rapidamente no campo também, sendo aguardada para os próximos dois anos uma grande revolução em relação à conectividade na área rural, com explosão de dados e informações precisas para quem atua no agronegócio.

Para se aproximar do público de todo o país ele contará ainda com engajamento de uma equipe de especialistas no setor. “Vamos reforçar a equipe com especialistas das mais diversas áreas, como advogados, economistas, agrônomos, engenheiros, para que possam participar em eventos e ações por todo o país gerando oportunidades também aos anunciantes”, ressalta.

Novos projetos – Entre as ações em desenvolvimento estão a criação de uma plataforma OTT, aplicativos de conteúdo, além de parcerias com o YouTube e Netflix. Nos próximos dias, Marcos Gomez, diretor comercial do Canal Rural vai apresentar ao mercado o Agrotendências 2017/2018 que traz um panorama do agronegócio e as melhores oportunidades para as marcas conversarem com o público do interior país. Outra novidade do canal é o lançamento de seu primeiro seriado de ficção. Intitulado Sol a Pino, a produção está sendo feita em parceria com a Scriptonita Films, com criação e produção de Luca Paiva Mello, responsável por sucessos como O Negócio (HBO) e Mothern (GNT), Renato Modesto, autor e colaborador de novelas na Rede Globo e Record e Roberto Martha, ex-diretor de produção da Discovery.