Leite de Rosas: história de pioneirismo na publicidade brasileira

Francisco Olympio ficou conhecido por ser um visionário e aplicar estratégias de marketing e identidade de marca antes mesmo desses conceitos existirem.Ele anunciou seu produto nas rádios na época em que o meio de comunicação era uma novidade e em revistas como Fon-Fon, Jornal das Moças e Revista do Rádio. A Leite de Rosas foi a primeira marca a usar mulheres de biquínis, homens e cores em seus anúncios publicitários e a introduzir no Brasil o conceito de grandes promoções, que propunham interatividade entre marca e público. Francisco Olympio patrocinou grandes eventos, entre eles concursos de Miss Brasil em uma época em que a televisão acabara de chegar ao país, e teve entre suas garotas propaganda nomes como Carmem Miranda.

O ex-seringalista que se tornou um empresário de sucesso transformou sua marca em sinônimo de glamour em uma época em que os meios de comunicação de massa eram escassos e de curto alcance.

Na década de 60, Henrique Ribas, genro de Francisco Olympio, assumiu o comando da empresa após o falecimento de seu fundador, aumentou seu potencial e expandiu seu alcance, levando o produto a novos consumidores. A Leite de Rosas foi fundada em 1929 no Rio de Janeiro. No início apenas Francisco e a esposa eram responsáveis pela produção, embalagem dos produtos e administração de todo o negócio. Hoje, 87 anos depois, a empresa possui mais de 300 funcionários e distribui o Leite de Rosas, junto com outras opções de cosméticos, para todo o Brasil.