O Globo lança novos produtos digitais

Para oferecer mais informação e análise durante todo o dia, O Globo inova na relação com assinantes para atender às demandas do consumidor.

O Globo lançou esta semana uma cesta de novos produtos voltados para as plataformas digitais, sempre de olho nas demandas de um leitor cada vez mais conectado e exigente. O jornal ganha uma nova versão no celular, até três vezes mais ágil e intuitiva, permitindo melhor navegação entre reportagens, textos de análise e artigos dos colunistas. As newsletters (boletins enviados por e-mail) foram totalmente reformuladas para oferecer um conteúdo on-line diferenciado, com as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises. Na lista das novidades estão ainda a produção de programas especiais em vídeo e a criação de podcasts, arquivos em áudio que podem ser ouvidos a qualquer momento.

As novidades fazem parte da nova estratégia da Infoglobo, que no fim de janeiro unificou as redações do Globo, Extra e Expresso para ampliar o foco nas plataformas digitais. “Vamos usar todas as formas de narrativa disponíveis, como podcast, audiovisual, infografia e animação. Estamos entregando algo diferente, que tem valor”, explica o diretor-geral da Infoglobo, Frederic Kachar.

A cesta de produtos digitais do Globo também trará novidades para os anunciantes. De acordo com Felipe Goron, diretor-executivo de Mercado Anunciante da Infoglobo, “Os novos produtos digitais devem gerar oportunidades interessantes para os nossos clientes, à medida que aumentamos o engajamento, o tempo de navegação e o conhecimento dos hábitos e interesses das nossas audiências, seremos mais efetivos nas soluções aos anunciantes”.

Sob a ótica do conteúdo, investir em novas ferramentas é essencial para manter a pujança do jornal, na visão do diretor de Redação do Globo, Ascânio Seleme. Ele cita o consumo de notícias por meio de vídeos, áudios, galerias de fotos, infográficos como diferenciais nesse novo cenário. “Os assinantes do papel e os digitais são os reis dessa jogada. Trabalhamos para os assinantes. Eles é que mandam. Eles é que serão determinantes para o nosso futuro. A ideia é ter condições de mostrar para o leitor que, sem isso, ele não estará bem informado. Temos um ciclo de notícias de 24 horas, com prime times (horários nobres). Sempre que o leitor bater os olhos nas nossas plataformas digitais, vai ver conteúdo novo e diferenciado”, afirma Seleme.


Mais newsletters, vídeos e podcast

As novas newslleters deixam de ser uma lista de notícias e passam a ser integralmente redigidas por jornalistas, de forma a se tornar uma leitura mais ágil e analítica, permitindo que o leitor gaste pouco tempo para estar muito bem informado. As newsletters serão assinadas pelos editores-executivos da Infoglobo. Haverá ainda mais duas newsletters diárias; a de Opinião, com os editoriais do Globo e artigos assinados por especialistas e a de Colunistas, “Gente do Globo”, com conteúdo selecionado dos principais articulistas do jornal. Em breve, outras newsletters serão lançadas com conteúdo diversificado. O leitor poderá se cadastrar no site do Globo para receber sua newsletter de preferência.

O Globo também lançou uma nova produção de vídeos especiais. Todas as segundas às 10h, vai ao ar “Porque hoje é segunda”, apresentado por Carolina Morand, editora-assistente de País. Com 30 minutos de duração, o programa mostra o que é preciso saber para passar a semana bem informado. Já nas sextas-feiras, às 16h, será exibido o “Porque hoje é sexta”. Ambos os programas serão exibidos no site do Globo e no canala do jornal do Facebook com a participação ao vivo de editores, colunistas e repórteres.

Para o público jovem, o Globo traz como podcast o “Pop Zêra”, sobre cultura pop, que será produzido pela equipe do Segundo Caderno e trará as principais novidades de música, cinema, séries, entre outros assuntos.

Um pilar importante dessa estratégia é a novo formato do Globo para quem acessa o site por meio do celular. Voltado para quem está lendo em tela pequena e em movimento, a nova versão terá melhor navegabilidade, já que o design foi estruturado para exibir melhor os conteúdos. Assim, as reportagens contam com a ajuda de elementos visuais, como fotos maiores e gráficos.

Tendo a interação como palavra-chave, o novo site destaca já na capa elementos de redes sociais que permitem compartilhar as notícias no Facebook, Instagram e WhatsApp. Chico Amaral, editor executivo da Infoglobo, afirma que as mudanças foram desenhadas sob medida para atender às necessidades de consumo dos leitores.