• Home »
  • Últimas »
  • Instituto TIM promove exposição “Luz, Ciência e Emoção” para estudantes de 4 a 10 anos

Instituto TIM promove exposição “Luz, Ciência e Emoção” para estudantes de 4 a 10 anos

Com o apoio do Instituto TIM, será inaugurada amanhã (14), às 10h, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (MuMa), a exposição “Luz, Ciência e Emoção”. Realizada pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a exposição contará com cerca de 20 experimentos científicos que permitirão explorar, de forma lúdica, diferentes características, aspectos e fenômenos da luz em um conjunto de ambientes que integram ciência e arte, como a visão, a fotografia, o arco-íris e o movimento do sol.

Entre os experimentos, as crianças poderão trabalhar com a sombra, num espaço que conta com uma tela de nove metros quadrados, iluminada com lanternas. A exposição, gratuita, é voltada para crianças de 4 a 10 anos e ficará no museu até dia 18 de junho, das 10h às 19h. Professores interessados em levar suas turmas devem fazer contato com o Museu para agendamento da visita guiada. Há vagas para uma turma pela manhã e outra à tarde. Sem o agendamento, as visitas não contarão com orientação.

Segundo o professor-adjunto do curso de Engenharia Elétrica da UFPR, James Baraniuk, a proposta é transformar a exposição em um projeto permanente, tanto em Curitiba, como em outras cidades do país. “É uma nova maneira de ensinar ciência para as crianças. O projeto encanta pela beleza e estimula a criatividade.” O agendamento pode ser feito pelo email: exposicaoluz@eletrica.ufpr.br, ou pelo telefone (41) 3321 3275.

Sobre o Instituto TIM Fundado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram cerca de 700 mil pessoas em todo o país. Mais informações: www.institutotim.org.br.