• Home »
  • Destaques »
  • Getty Images e Jaguar Land Rover juntam forças para criar imagens mais realistas e atuais das mulheres que trabalham no setor automotivo

Getty Images e Jaguar Land Rover juntam forças para criar imagens mais realistas e atuais das mulheres que trabalham no setor automotivo

Nova galeria de imagens mostra as mulheres exercendo uma grande variedade de situações nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática aplicadas ao campo automobilístico, que vão da aerodinâmica à engenharia cibernética e de áudio.

Impulsionadas pela celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, a Jaguar Land Rover, maior fabricante de carros do Reino Unido, e a Getty Images, líder mundial em comunicação visual, anunciaram uma parceria que pretende mostrar a urgente necessidade de uma representação visual mais realista e atual das mulheres engenheiras que trabalham nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Isso porque as pessoas, mais do que nunca, estão pesquisando imagens de mulheres que atuam nessas carreiras – segundo a Getty Images, buscas com as palavras-chave women (mulheres) + STEM cresceram 526% em 2016 em relação ao ano anterior. Porém, os resultados que encontram nessa pesquisa normalmente são antiquados e não refletem os papéis tão emocionantes quanto variados que elas exercem nesses ambientes hoje em dia. E é justamente para atualizar esse retrato o objetivo da parceria entre as duas empresas.

Assim, a galeria com as fotos publicadas hoje pela Jaguar Land Rover e Getty Images mostra as mulheres exercendo uma grande e complexa variedade de situações nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que vão da aerodinâmica à engenharia cibernética e de áudio. Tais cliques visam a retratar com precisão os ambientes de trabalho modernos, o que pode incentivar mais mulheres a gostar e se aplicar para empregos nessas áreas.

Fiona Pargeter, diretora global de Relações Públicas e Comunicações da Jaguar Land Rover, afirma: “Nossa empresa sempre acolheu as mulheres e está empenhada em inspirá-las a desejar seguir uma carreira nesse universo, seja em engenharia, seja na própria fábrica. A mão-de-obra feminina na Jaguar Land Rover cresceu de 9% para 11% nos últimos quatro anos por conta de nossas iniciativas focadas nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mas isso ainda é muito pouco, e as demais empresas serem proativas sobre o uso desse tipo de imagens que mostramos agora é uma das maneiras que acreditamos ser capazes de atrair as mentes brilhantes de que precisamos para esses trabalhos.”

Para ecoar tal discurso, a Jaguar Land Rover convidou outros fabricantes líderes a seguirem o exemplo, reavaliando e remodelando a representação visual que as mulheres que exercem essas funções têm em suas companhias, numa tentativa de aumentar o número de pessoas do sexo feminino que se candidatam a empregos na área de engenharia automobilística e campos correlatos.

Já Rebecca Swift, diretora de Insight Criativo da Getty Images diz: “Defendemos apaixonadamente a representação realista das mulheres que trabalham nesses setores e estamos orgulhosos de liderar a indústria visual na criação e promoção de imagens poderosas e relevantes nesse sentido. Ao longo do último ano, percebemos um aumento bastante expressivo no interesse por fotos mostrando engenheiros do sexo feminino no trabalho, as quais têm o poder de quebrar clichês de gênero. Com elas, temos a oportunidade de mudar a linguagem visual em torno dessas carreiras para melhor. É por isso que estamos entusiasmados com a parceria com a Jaguar Land Rover, empresa que também está empenhada em expandir a oferta de imagens que representam a atual realidade de uma carreira de engenharia para as mulheres.”

Tanto quanto atualizar a imagem feminina nas empresas automotivas, a Jaguar Land Rover considera que a diversidade de habilidades que as mulheres agregam à companhia é uma vantagem competitiva. “A diversificação de gênero nos negócios não é apenas saudável culturalmente, mas também impulsiona o progresso e a inovação. Nossa parceria com a Getty Images não é apenas sobre a inclusão de mulheres na engenharia, é uma pequena parte do trabalho que precisa ser feito para trazer trabalhadoras femininas de alto nível para o setor automotivo como um todo”, explica Michelle Mortiboys, diretora da linha de veículos do segmento de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover.Jess-Chapman-(Large)

Para visualizar a galeria com as fotos resultantes da parceria entre Jaguar Land Rover e Getty Images, acesse aqui

Nota aos editores

A Jaguar Land Rover investe em diversos programas para inspirar e apoiar jovens engenheiras. Em dezembro de 2016, a empresa lançou seu primeiro programa nacional Jovens Mulheres no Saber, com o qual abriu suas portas a estudantes do sexo feminino para mostrar-lhes todo o trabalho que cerca as carreiras da engenharia e de fabricação na companhia. Em julho de 2016, 20 de suas funcionárias ficaram no top 100 das mulheres mais influentes da indústria automotiva do Reino Unido pela revista Autocar.

Programa Inspiring Tomorrow’s Engineers School STEM Education

Esse programa educativo da escola de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) da Jaguar Land Rover propicia uma abordagem interativa e prática para a aprendizagem em todas as fases do currículo nacional, bem como de seus programas de carreiras. Em 2016, 300 mil jovens em todo o Reino Unido participaram do programa, incluindo 21 mil jovens que visitaram os seis UK Education Business Partnership Centers da Jaguar Land Rover.

Jaguar Land Rover Apprenticeships

O premiado programa de aprendizes da Jaguar Land Rover recruta cerca de 200 jovens por ano. O programa Advanced Scheme dura quatro anos e é voltado àqueles estudantes que estão fazendo provas para obter o General Certificate of Secondary Education (GCSE) ou que já o tem. O programa Degree Schemes, por sua vez, tem duração de seis anos e é oferecido para aqueles que estão cursando o último ano dos A-levels (qualificação acadêmica oferecida por instituições educacionais no Reino Unido para estudantes finalizando o ensino secundário ou estudos pré-universidade, feita geralmente entre os 16 e 17 anos) ou que tenham completado algum A-level adequadamente ou, ainda, tenha qualificações profissionais.

Para saber mais sobre os dois programas, acesse www.jaguarlandrovercareers.com