Getty Images revela as tendências visuais para 2017

Conceitos vão influenciar a publicidade, o design e a comunicação em escala global.

A Getty Images, líder mundial em comunicação visual, revelou hoje as tendências visuais que vão impactar os próximos meses. Os conceitos indicam rumos – micro e macro – que influenciarão o design, a publicidade e a comunicação de marcas, além de prever a linguagem social e cultural a que consumidores responderão ao longo do ano.

Os seis temas identificados pelo time global de antropólogos visuais e diretores de arte da Getty Images foram escolhidos com base em extensas pesquisas e no acesso único da empresa às imagens (e suas análises) nas áreas de publicidade, cultura pop e mudanças de comportamento de consumidores e da sociedade no mundo todo. Isso é potencializado pela análise dos 400 milhões de downloads feitos no site da empresa anualmente. Esses pontos de informação foram levados em conta para criar uma visão holística das técnicas imagéticas e dos estilos esperados para impactar 2017.

As tendências informam, inspiram e influenciam diretores de arte, editores e artistas ao redor do mundo em indústrias criativas, desde jornalismo a publicidade e propaganda. Pioneiras, há mais de 20 anos, as previsões anteriores da Getty Images anteciparam movimentos visuais de gênero, consciência social, design, tecnologia, viagens e muito mais.

Segundo a Getty Images, 2017 será pautado por:

1. Virtualidade

A tecnologia amplia o tamanho do nosso mundo, expande nossos sentidos e nos permite mover além das imagens bidimensionais, para entrar nos visuais que nos cercam e nos quais imergimos.
Tecnologia e imaginação estão convergindo a um ápice que vai elevar o poder do storytelling a um nível infinito. Com realidade virtual, marcas podem efetivamente nos introduzir na história, desenvolver experiências altamente emocionais e estender a conexão do consumidor com uma marca para além de seus produtos e serviços.

2. Audácia feminina

Há uma nova mulher em cena, e nós a vimos emergir de uma confluência de outras tendências identificadas nos últimos cinco anos. Ela está destruindo convenções e derrubando muros, mais preocupada com o que ela pode fazer do que com suas aparências. Ela é forte. Ela é obstinada. Ela é extremamente focada e não tem medo de colocar a mão na massa. Ela não será trapaceada, ignorada ou subestimada e vai lutar pelo que acredita sem pedir desculpas.

3. Sem filtro

Marcas desafiadoras estão adotando estéticas do fotojornalismo para se conectar a consumidores mais jovens e trazer um viés cru e espontâneo ao storytelling. A tendência das imagens sem filtro é uma antítese à propaganda polida; ela ilustra um novo caminho da fotografia comercial em direção a uma estética mais documental. Trata-se de um método dinâmico de se fazer imagens, que se destaca e se faz ser visto pelos consumidores.

4. Explosão de cores

Cor não é mais um componente da imagem; virou sua estrela. Nossa crescente sofisticação visual nos permite usar matizes de forma a quebrar regras e adotar combinações não naturais. Essa explosão permite aos produtores de imagens se liberarem do uso tradicional da cor, ou de teorias de como as coisas deveriam aparentar, e permite com que ela conduza o design e domine a composição.

5. Ingenuidade

Cada vez mais espertos, consumidores estão repelindo abordagens de curadoria excessiva, dos antigos formatos de mídias sociais, e preferem um toque solto e irreverente. As marcas também têm adotado essa ideia. Significa incorporar visuais espontâneos e brincalhões, às vezes até desconfortáveis. É a imagem que não é sempre uma expressão perfeita da missão da marca e tem um espírito não convencional, desajeitado. Agora é momento de ser esquisito e inacabado.

6. Vizinhança global

O crescimento da circulação de pessoas, mercadorias e informação pelo mundo tem tido um efeito transformador na sociedade e no potencial de mudar como nos enxergamos. A vizinhança global incorpora o estado de fluxo em que a cultura coletiva será menos sobre onde estamos e mais sobre o que acreditamos e com que nos conectamos. Imagens multiculturais e socialmente sem fronteiras serão mais prevalentes, conforme as marcas aprenderem a mudar e a responder às nossas cada vez mais complexas identidades enquanto consumidores.

“Enquanto lutamos para entregar o imaginário certo para nossos consumidores em um mundo visual de mudanças rápidas, nunca foi tão importante entender quais imagens estão evoluindo e por quê”, disse Andrew Saunders, Vice-presidente Sênior de Criatividade da Getty Images.

Saunders explica que as tendências visuais de 2017 mostram como estamos em um ponto de virada em diversas áreas. “O ceticismo em relação à realidade virtual acabou e foi substituído por uma aceitação de sua inevitabilidade como divisor de águas tecnológico e por uma animação com o que ela nos permite fazer visualmente. Observamos o mindset dos millennials se tornar a corrente principal, quando as marcas passaram a adotar uma estética mais crua de storytelling, se voltando para um estilo editorial de produção visual mais realístico. E temos apreciado a big data e como ela pode nos ajudar a entender tendências sociais e culturais. Construindo em cima desses insights, esperamos que as tendências ajudem a apoiar negócios e a desenvolver sua comunicação de uma forma contemporânea”, elabora.

As tendências visuais da Getty Images fazem parte do guia criativo anual da empresa, o “Creative In Focus”. Com análises profundas, a publicação destaca dados de pesquisa e ensaios que observam a normalização dos tabus, dos mitos e dos mal-entendidos da comunicação de marca com o público millennial. Também ressalta talentosos produtores visuais no mundo e, em fenomenais composições fotográficas, vai aos bastidores da luta livre mongol e exibe a recriação do tradicional rodeio americano pela comunidade gay. As tendências do “Creative In Focus” refletidas no Brasil estão disponíveis online no link www.gettyimages.com.br/creativeinfocusbrasil2017.