Forebrain lança o primeiro report do BRAIN Club

Estudo mostra propagandas que mais chamaram a atenção e emocionaram os consumidores. Comercial da TIM está entre os dez melhores de dezembro de 2016

O BRAIN CLUB, primeiro clube de assinatura de insights e inteligência competitiva para propaganda criado a partir de dados neurocientíficos no Brasil, avaliou 39 filmes publicitários no mês de dezembro de 2016 e lançará no dia 26/01 o primeiro report com o ranking das peças que mais causaram reações positivas no telespectador. Esse report tem como objetivo avaliar campanhas publicitárias de grandes marcas e agências, trazendo para o mercado insights sobre as estratégias mais eficientes para a criação de campanhas que emocionem e engajem cada vez mais o consumidor. A plataforma da Forebrain avaliou atenção, motivação e memorização de marcas concorrentes das áreas de alimentação, auto & petroquímica, casa & decoração, telecomunicação, higiene & cosméticos, varejo e indústria farmacêutica.

A metodologia BRAIN reúne periodicamente 60 participantes para avaliar o conteúdo dos filmes. Os telespectadores são monitorados por tecnologias de EEG (analisa o padrão de ondas cerebrais) e Eye-Tracking (monitora o movimento dos olhos e o padrão de fixação do olhar) para que tenham sua resposta ao filme analisada.

Os insights construídos a partir dessa metodologia ajudam a entender o que toca a mente e o coração dos consumidores, permitindo uma compreensão profunda e detalhada do impacto emocional implícito das estratégias de comunicação de grandes marcas de vários segmentos de mercado. “A partir desses insights é possível identificar quais elementos e construções são mais eficazes para mudar percepções e escolhas de diferentes públicos e construir campanhas mais assertivas. Além disso, a assinatura possibilita que o associado conheça a estratégia do concorrente com muitos detalhes”, defende Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

Do ponto de vista da neurociência, a atenção é definida como um filtro capaz de selecionar quais estímulos do nosso ambiente externo e interno receberão maior foco e prioridade. O índice de atenção descrito nos resultados da pesquisa avalia o quanto os comerciais apresentados e suas estratégias de comunicação foram efetivos em captar e manter a atenção do telespectador. Como a atenção atua como um filtro seletor, comerciais mais efetivos em promover altos níveis de atenção geram maior engajamento no consumidor.

O comercial da TIM está entre os dez melhores de dezembro de 2016, aparecendo nos rankings de atenção, motivação e memorização. Confira:

Ranking do índice de atenção

1- Renault
2- Caixa Econômica Federal
3- Tramontina
4- Santander Van Gogh
5- TIM
6- Casas Bahia
7- Bauducco
8- Ponto Frio
9- Globo
10- MasterCard

O índice de motivação é a emoção do telespectador diante do filme e pode ser positivaou negativa. Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa. Em ambos os casos, os filmes podem ser efetivos em engajar emocionalmente o espectador gerando respostas que favorecerão à comunicação das marcas.

Ranking do índice de motivação

1- TIM
2- Bauducco
3- Renault
4- Novalgina
5- Friboi
6- Chevrolet
7- Banco do Brasil
8- Bob´s
9- Samsung
10- Nextel

A memorizaçãopode ser definida como o processo pelo qual o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências. Este índice é um indicativo da probabilidade de o comercial ser lembrado no futuro, ou seja, está relacionado com a formação de novas memórias.

Ranking do índice de memorização

1- TIM
2- Rede Globo
3- Caixa Econômica Federal
4- MasterCard
5- Casas Bahia
6- Ponto Frio
7- Santander Van Gogh
8- Rede Globo 2
9- Nespresso
10- Perdigão

A plataforma de assinatura BRAIN CLUB segue a filosofia da Forebrain de democratizar o neuromarketing, oferecendo pacotes de serviços com valores acessíveis a empresas e agências menores.